Em 1951, um executivo chamado Frank MacNamara percebeu que havia esquecido o dinheiro e o talão de cheques no momento em que ia pagar uma conta de jantar com os amigos. O dono do restaurante, porém, aceitou que a conta fosse paga apenas no dia seguinte mediante uma assinatura que se responsabilizasse pelas despesas. Da ideia nasceu o Dinners Club Card, o primeiro cartão de crédito do mundo. Em 1952 seria emitido o primeiro cartão internacional; em 1955, o meio passaria a ser de plástico e, em 1954, a modalidade chegou ao Brasil.
Desde a criação do meio de pagamento, muita coisa mudou, principalmente no modo de consumo da sociedade. Hoje, quase todo consumidor possui o crédito como alternativa financeira. Mas nós conhecemos realmente todas as características do ecossistema de cartões?
Do básico
#1 Os dígitos
Uma série de números define o seu cartão ? e todos eles têm um significado. Os 16 algarismos trazem todas as informações da sua conta:
? O primeiro dígito mostra qual é a bandeira do cartão: 3 ? American Express e Dinners Club; 4 ? Visa; 5 ? MasterCard e ELO; 6 ? Discover;
? Do 2º ao 6º: dados do banco que emitiu o cartão;
? Do 7º ao 15º: número da conta;
? 16º: serve para analisar se toda a combinação anterior realmente é válida (também conhecido como dígito de verificação).
#2 Mudança de banco
Se por acaso você tem uma dívida em um banco com taxas muito altas e quer pagar a conta gastando menos é possível transferir a cobrança para outra instituição. Para isso, entre em contato com o banco para onde você quer transferir a dívida. Se eles te aceitarem como cliente você pode fazer a portabilidade.
#3 Compras em outras moedas
Ao fazer qualquer tipo de compra em dólar (seja fora do país ou então pela internet), por exemplo, você não consegue ter o valor exato de quanto vai pagar no produto quando a fatura chegar. Independente da compra ter sido feita em uma época de dólar baixo, a quantia vai ser convertida no valor que o dólar estiver no dia do fechamento.
#4 Cartão via correio
Você já recebeu algum cartão pelo correio sem pedir? Nesse caso, você tem direito de reclamar. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a prática ? apesar de de comum ? é proibida. A maioria das instituições informa que a utilização do cartão é uma escolha do cliente, porém, se ele for extraviado, por exemplo, você poderá ter problemas sem sequer saber.
#5 Bons pagadores têm mais facilidades
Um cartão Platinum subentende-se alto poder aquisitivo e consequente facilidade para pagar juros? Na verdade, não. Enquanto a maioria dos cartões comuns paga em torno de 12% a 15% de encargos, clientes VIP pagam de 2% a 4%. Na visão do banco, bons pagantes merecem recompensas. Essa regra também é válida para quem quer aumentar o limite do cartão: regularidade e disciplina para quitar as faturas mostram à instituição que o cliente tem pouca propensão à inadimplência e merece regalias.
#6 Benefícios
Cartões de crédito, cartões de loja e muitos estabelecimentos oferecem benefícios para os seus clientes. Muitos são até desconhecidos. Você conhece os seus direitos? Veja alguns:
Infográfico | Fernanda Pelinzon
Internet
Para as compras online, o crédito chega a mais de 70% das transações atuais. Isso porque é cômodo e permite parcelamento.
#7 Seu nome não conta…
A maioria dos e-commerces solicita o nome do portador do cartão. No entanto, esta não é uma informação exatamente útil. Algumas lojas checam se o nome do destinatário do pacote e o nome do portador são iguais, mas não vão além disso. Não existe, no Brasil, e nem em muitos outros países, uma verificação automática capaz de dizer quem é o dono do cartão.
#8 … e seu CPF também não
O uso do seu CPF pode ter outras utilidades, mas, para questões de identificação, ele também é ignorado. A emissão da Nota Fiscal e análise de risco são capazes de determinar a quem aquele CPF pertence, mas nenhuma análise é capaz de garantir essa posse. Apenas os bancos emissores do cartão sabem a quem ele pertence, mas por diversas razões ? como custo, complexidade, segurança ? esta informação não pode ser consultada.
#9 A loja pode segurar o seu limite por dias
Uma venda com cartão possui duas etapas: Autorização e Captura. Na primeira, os dados são validados e aquele dinheiro fica reservado para a loja. O portador, no entanto, ainda não é cobrado. Na segunda fase, quando a loja confirma a cobrança, é que o valor aparece na fatura do cliente.
Esse intervalo depende do tempo que a loja precisa para confirmar um pedido. Algumas vezes, pode levar dias. No caso de a loja não conseguir entregar o produto ou serviço, ela simplesmente não executa a etapa de Captura e o limite do cartão é liberado.
#10 O meio mais seguro
Na internet, seu cartão pode ser clonado ou utilizado para fraudes. No entanto, não é sua culpa se o site é falso ou o e-commerce estava desprotegido. Nesse caso, você está protegido de cobranças indevidas pelo próprio contrato. Se o cartão foi vítima de fraude, basta a solicitação do estorno de cobrança. Essa saída não é válida em casos de boletos falsos, por exemplo (não dá para tentar resolver sem um processo na Justiça, que pode ser muito demorado).
#11 Qual é o melhor?
Cada banco possui seus próprios critérios com relação a taxas e disponibilidade de crédito. Muitas vezes, pode ser difícil ter uma visão geral e escolher o melhor custo-benefício. O ComparaOnline é uma ferramenta online que defronta as principais taxas do mercado e aponta os melhores benefícios dos cartões.
#12 Um cartão demanda um banco obrigatoriamente?
Até algum tempo atrás, apenas bancarizados contavam com as facilidades do cartão de crédito. O desenvolvimento da tecnologia, porém, impulsionou a criação de novas empresas especializadas em serviços financeiros, mas que não são um banco.
O cartão Nubank, por exemplo, foi criado com a proposta de oferecer uma experiência mais simples e transparente na gestão de gastos. As únicas restrições que impedem o cliente de obtê-lo são: idade (menores de 18 anos), localização (é necessário residir no Brasil) e uso de smartphone (o aparelho deve ser compatível com o app do cartão, disponível para Android e iOS). Ele é totalmente livre de taxas e anuidade, todas as informações sobre os gastos, taxas e encargos ficam disponíveis no app e o único material que o cliente recebe pelo correio é o próprio cartão. O atendimento também é online.
*Com informações do portais E-Commerce News e Mundo Pocket.
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