Enquanto grandes empresas lamentam resultados desanimadores frente a tantas incertezas político-econômicas, o negócio de certas pequenas e médias empresas do Brasil só faz brilhar. Prova disso são startups que vêm conquistando lugar ao sol mesmo diante de um mercado em plena recessão.
Leia também:
Aprenda marketing com o Google
Na última semana, em plena Feira Qualquer Coisa, em São Paulo, o Google apresentou empreendimentos que se destacam não apenas por suas ideias inovadoras, mas pela sustentabilidade que alcançaram por meio de ferramentas como o AdWords, Analytics e Hangout.
E você, também está procurando um modelo de negócio sustentável e inovador? Então veja a seguir quem são as startups prediletas do Google e inspire-se!
1) Parafuzo: Empresa 100% on-line que conecta pessoas físicas e jurídicas com profissionais de limpeza. Criada em 2014 pelo empreendedor pernambucano Eduardo Brennand Campos, em menos de dois anos já atendeu mais de 50 mil clientes. Só em 2015 o negócio aumentou 10 vezes de tamanho.
2) A Lavadeira: A vontade de empreender fez com que o engenheiro elétrico Gillson Gonçalves e o administrador Humberto de Andrade Soares criassem a empresa aLavadeira.com em 2013. Após análise do mercado, eles perceberam que havia um nicho no mercado de lavanderias onde poderiam inovar. Com sede em Taboão da Serra (SP), a startup oferece o serviço de roupas lavadas e passadas para toda a Grande São Paulo de acordo com o plano de assinatura que o cliente escolher.
3) Zee-Dog: Marca de acessórios para cachorros e gatos (coleiras, guias, brinquedos e outros itens) fundada em 2012. Além do endereço on-line, a marca conta com 9 quiosques pelo Brasil e uma loja recém-aberta em Nova York. Em todo o mundo, a empresa já vendeu mais de 10 milhões de produtos.
Leia também:
Google Play faz parceria com varejista brasileira
4) Leiturinha: O desejo de criar nas crianças o hábito da leitura levou os engenheiros Guilherme Martins, Luiz Castilho e Rodolfo Reis a abrirem a Leiturinha, um clube de assinaturas de livros infantis. A ideia da plataforma surgiu da percepção de que faltava no mercado um serviço que levasse livros de qualidade e adequados à faixa etária das crianças, direto para suas casas. Hoje a empresa, que tem sede em Minas gerais, já conta com mais de 10 mil famílias leitoras, distribuídas em 2.100 cidades.
5) BistroBox: A paixão de Gabriel Ribeiro e Nathalia Takenobu pela gastronomia e a vontade de provar pratos novos e compartilhar essa experiência fez com que a ideia para a BistroBox surgisse, em 2014, em São Paulo. Pelo site, as pessoas se inscrevem e pagam uma mensalidade. Todo mês, recebem uma caixa com cinco produtos acompanhados de cards explicativos que contam curiosidades e dicas de uso. A ideia é que os assinantes possam criar refeições diferentes e conhecer novos sabores.
6) petiteBox: Clube de assinaturas on-line de produtos voltados para a gestação e os primeiros anos de vida da criança. Fundada em 2013 por Felipe Wasserman e Ivy Assis, a empresa entrega cerca de 1.800 caixinhas por mês e, desde o início da operação, já chegou em mais de 15 mil lares no Brasil.
7) Loggi: Site para pedidos de entregas realizadas por motoboys, a Loggi foi criada em 2013 pelo francês Fabien Mendez e o brasileiro Arthur Debert. A proposta era oferecer um serviço rápido e de qualidade. Foi então que eles criaram uma plataforma capaz de conectar motoboys numa rede logística expressa.
8) Nina Bruni: E-commerce de joias fundado em 2012 que oferece desde peças prontas, como anéis de noivado, alianças, brincos de bebê, pulseiras , colares e pingentes, até a criação de joias personalizadas sob encomenda.
9) Zoo: Plataforma de negócios de comércio eletrônico com sede em São Paulo, detentora das marcas Girafa (especialistas em eletrônicos), Bee Fitness (equipamentos e acessórios fitness) e Ovelha Negra (instrumentos e equipamentos de áudio). Em 2015, a Zoo cresceu 40% em comparação com o ano anterior, e seus sites foram visitados por mais de 23 milhões de pessoas.
10) Hand Talk: Aplicativo que realiza tradução digital e automática para a Língua de Sinais, utilizada pela comunidade surda. Com mais de 700 mil downloads já realizados desde seu lançamento , em 2013, o app da Hand Talk foi eleito pela ONU o melhor app social do mundo em Abu Dhabi. Empresa proprietária do app tem sede em Maceió, Alagoas.
Leia também:
3 estratégias vencedoras, segundo o Google