Pesquisar
Close this search box.
/
/
Zoom é notificado por vazamento de dados para o Facebook

Zoom é notificado por vazamento de dados para o Facebook

Aplicativo de videoconferências, em alta durante pandemia, deverá apresentar explicações à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)

O aplicativo de videoconferências Zoom, que está na moda no mundo todo para a realização de chamadas de vídeo, foi notificado no Brasil pelo Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC) por um suposto compartilhamento de dados dos usuários com o Facebook.

Vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o DPDC solicitou informações e explicações à empresa norte-americana, baseando-se em acusações divulgadas pela imprensa.

O departamento cita que o Zoom foi acusado de não deixar claro aos seus usuários, especialmente os que possuem o sistema iOS (celulares e computadores Apple), de que enviava suas informações para análise do Facebook, mesmo que os usuários não possuíssem conta na rede social.

A captação dos dados seria feita por uma varredura na placa-mãe do aparelho, de modo que, ao ser aberto pelo usuário, o Zoom notificaria o Facebook sobre o modelo do dispositivo, o fuso horário, a cidade e a operadora de telefone, além de um identificador de usuário, com a finalidade de direcionar anúncios publicitários.

“A Senacon, desde o ano passado, trata como prioritário o tema da privacidade e intimidade dos consumidores brasileiros, demonstrando comprometimento com o guia da OCDE sobre proteção do consumidor na era digital. Assim é importante que a empresa notificada esclareça aos consumidores brasileiros suas políticas de segurança e privacidade”, afirma Luciano Benetti Timm, secretário Nacional do Consumidor.

Crédito: Ministério da Justiça

A notificação ainda acrescenta outras possíveis falhas de segurança do Zoom, entre eles a possibilidade de monitorar se a aba do aplicativo está aberta, o que permite saber se o usuário está prestando atenção na chamada. Além disso, os administradores das conferências poderiam ver o endereço IP, a localização e as informações sobre o dispositivo de cada participante.

Baseando-se nos direitos do consumidor explicitados pela Constituição Federal e pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), o DPDC apresentou uma série de perguntas ao Zoom, que visam esclarecer o funcionamento do aplicativo e explicar eventuais compartilhamentos de informações.

Caso a empresa não responda em até 10 dias ou sejam identificadas violações aos direitos dos consumidores, pode ser aberto um processo administrativo passível de multa.

O aplicativo

O Zoom é um programa para a realização de videoconferências cuja demanda explodiu com a pandemia do novo coronavírus, para a realização de reuniões de trabalho home office, aulas online e chamadas de vídeo com amigos e parentes, por exemplo. O ápice de usuários diários da plataforma até então era de 10 milhões, em dezembro do ano passado. Com a crise de saúde, o número deu um salto para 200 milhões neste mês de março.

Crédito: reprodução

O programa possui algumas vantagens em relação a outras plataformas de videoconferência, como a facilidade de acesso, por meio de links com convites, a possibilidade de ver todos os participantes simultaneamente, divididos em pequenas telas, e a opção de transmitir as conferências ao vivo pela internet.

Além do suposto vazamento de dados, o programa já registrou casos de invasão de chamadas por terceiros.

Anvisa

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso da ferramenta em seus computadores, alegando falhas de segurança na plataforma, entre elas o “acesso não autorizado à câmera e ao microfone do usuário”, o que poderia viabilizar o roubo de informações e credenciais.

Ação da empresa

Depois dos questionamentos a respeito das falhas de segurança e do compartilhamento de dados, a Zoom anunciou que suspenderia a troca de informações com o Facebook e que removeria as integrações com outras redes sociais, como o LinkedIn.

O aplicativo também se comprometeu a fazer uma auditoria de segurança em sua plataforma e ser transparente com os pedidos governamentais e com a comunidade de usuários.

Senado aprova mudança de início da LGPD

Pequenas empresas não estão preparadas para a Lei de Proteção de Dados

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]