/
/
Presidente da Zebra Technologies aponta os pilares decisivos para o varejo

Presidente da Zebra Technologies aponta os pilares decisivos para o varejo

Direto da NRF, Wanderley Ferreira comenta como a tecnologia pode ser uma aliada na busca de uma melhor experiência em 2023

Na NRF 2023, as avaliações sobre os desafio e necessidades do varejo brasileiro para este ano tem sido tema recorrente entre os mais de 2.000 brasileiros que participam do evento em Nova Iorque.

Diante de um cenário que conjuga inflação, uma certa perda de renda, e uma instabilidade, que por sua vez, traz insegurança para consumidores e empresas, todo esse contexto, obviamente, permeia análises e investimentos do varejista.

Para falar sobre os pontos principais que todo varejista do Brasil precisa estar atento para driblar esse cenário e alcançar bons resultados em 2023, conversamos com Vanderlei Ferreira, presidente da Zebra Technologies no Brasil.

Conheça o Mundo do CX

Busque eficiência em todas as áreas do varejo

Para Ferreira, o primeiro pilar é entender que o varejo precisa ser mais eficiente em todas as áreas. Isso está ligado, sobretudo, a um entendimento da importância da tecnologia em uma área sensível do varejo brasileiro: o inventário.

Segundo Ferreira, essa área no Brasil desencadeia uma série de rupturas em toda a cadeia do negócio e impacta diretamente a experiência do cliente e o desempenho das empresas. “Acho que um dos aspectos fundamentais é buscar maior eficiência nessa área no Brasil. Na Zebra, levamos para o cliente um melhor entendimento da integração necessária entre este ponto e todas as áreas do varejo, e isso tem ajudado varejistas a terem uma produtividade muito maior e menos perdas”, destaca Ferreira.

Ferreira diz que o importante agora é “simplificar o varejo”. Entender essa jornada de implementação da tecnologia, da digitalização e da transformação digital de uma forma muito mais fácil, tátil, segura e consciente. “No Brasil sabemos quanto vale cada centavo de um investimento e isso faz toda diferença no momento da contratação de uma nova tecnologia, por exemplo”, salienta Ferreira.

Como segundo pilar, Ferreira aponta a importância dos dados digitais para o varejo. “Os dados estão mostrando exatamente como eles podem ser uma ótima ferramenta, um apoio, uma forma inteligente de trabalhar e que vai ajudar toda a cadeia do varejo”, frisa. Para Ferreira, os dados são importantes para levar informação e segurança para a retaguarda do inventário, por exemplo.

“Vale lembrar que mesmo comprando em lojas físicas, muitas vezes o cliente opta pela entrega em casa do produto. Nossas pesquisas apontam que, em média, 70% dos clientes preferem esse modelo, ou seja, mais uma vez, a tecnologia deve estar inserida para que o varejista atenda esse cliente da forma que ele quer”, complementa Ferreira.

Como terceiro pilar, Ferreira destaca a experiência. Esse quesito, segundo o presidente da Zebra, está ligado não apenas no momento do cliente com o produto, mas, em toda a operação do varejo. Quando refletida dentro do dia a dia do colaborador, por exemplo, ela propõe mais eficiência, agilidade e uma nova visão do colaborador para com a empresa. “Ela traz um senso de pertencimento. Com as ferramentas corretas, com a informação correta, tudo tende a ficar mais leve para que ele possa lidar com o cliente de forma mais individualizada, produtiva e resolutiva”, diz Ferreira.

Ou seja, pilares que estão sendo decisivos para o varejo que, após anos de entendimento sobre o valor da tecnologia para melhor transacionar com um consumidor exigente e ávido por uma boa experiência – seja no e-commerce ou na loja física – está agora redirecionando o próprio negócio.

A ominicanalidade é parte desse processo

Por fim, Ferreira destaca que dentro desse cenário, a Zebra se posiciona como uma empresa que entrega omnicanalidade para seus clientes. Peça-chave nesse processo entre físico e digital, latente em toda a operação de varejo e na experiência do cliente, a tecnologia e a integração de canais é agora mãe da boa experiência no varejo.

Seja no inventário, na organização da loja, no PDV, passando pela experiência do colaborador, por um self-checkout do cliente e sua experiência de compra… em todos os aspectos do varejo, hoje a tecnologia deve ser compreendida como um dos melhores investimentos no setor.

“Entendendo que agora, o varejista quer fazer uma boa implementação tecnológica porque ele sabe que investir em tecnologia é realmente um investimento correto para o varejo. Mesmo, agora, diante de margens apertadas e um cenário bastante complexo – ainda – ele sabe que o mais importante é trabalhar de forma eficiente e produtiva. E a tecnologia está aí para isso”, conclui Ferreira.

Texto: Marcelo Brandão / Apuração: Jacques Meir.


Quais os desafios e as novas fronteiras em CX para 2023? 

Por que o quiet quitting atinge mais os jovens? 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]