Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conteúdos que mais atraem os brasileiros no YouTube durante a quarentena

Conteúdos que mais atraem os brasileiros no YouTube durante a quarentena

Relatórios de consumo do Google mostram que comportamento dos internautas mudou e sugere dicas de marketing para esse período

Que todo mundo anda ultraconectado durante o confinamento por conta do Covid-19, a gente já sabe. Agora que se passaram as primeiras semanas de quarentena no Brasil, sites de conteúdo começam a analisar o que mudou nesse cenário de mundo tão inesperado causado pela propagação do novo coronavírus. No caso do YouTube, maior plataforma de vídeos do planeta e a mais popular por aqui, há movimentações comportamentais consideráveis. Quem informa é um relatório do Think With Google, publicado em abril, que mapeou o comportamento de navegação das pessoas no primeiro mês da quarentena, ou seja, março. Entre os dados está, é claro, um aumento nas buscas por vídeos com as palavras “em casa”: mais precisamente, 123% se comparado com o mesmo período de 2019.

Já em outro documento, desta vez do começo de maio, o Think With Google indica saídas de marketing para as marcas baseadas nas informações de consumo colhidas no mês anterior. Ou seja: é importante primeiro conhecer o que o interesse das pessoas para depois saber como caminhar por ele. Para ajudar nessa tarefa, fizemos um top 5 com os principais destaques dos dois relatórios. Acompanhe:

Era de se esperar que os conteúdos focados no ambiente doméstico tivessem um boom, mas o relatório do escritório do Google para insights e métricas traz outros inputs. Entre eles, o dado de que 40% dos entrevistados brasileiros afirmaram ter passado mais de 3 horas assistindo a conteúdos no YouTube de uma semana para outra, no fim de março. Acompanhe abaixo mais alguns destaques da pesquisa – ela pode ajudar a entender melhor as mudanças no que querem agora internautas e consumidores:

BEM-VINDO AO MUNDO DAS LIVES

Consumir notícias no formato de lives é algo que atualmente bomba, certo? Esse movimento foi verificado praticamente desde o começo da quarentena e os canais que deram atenção a isso antes se saíram bem. Um dos exemplos citados é o MyNews, canal dedicado ao noticiário quente de política, comportamento e economia, que se saiu bem com uma entrevista feita com o biólogo e youtuber Átila Iamarino. Átila ficou conhecido como um dos primeiros pesquisadores a falar sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 no Brasil.

SAÚDE MENTAL NA QUARENTENA

O outro lado da moeda do grande consumo de notícias e informações no YouTube – que também era uma tentativa de fugir das fake news, segundo o relatório do Think With Google – foi o crescimento do interesse por tudo que se relacionou a saúde mental. A plataforma também facilitou a vida dos internautas agregando conteúdos de diversos creator sob a hashtag FiqueEmCasa #Comigo. Se o YouTube já era uma referência para encontrar vídeos sobre esse tema, com a pandemia, essa busca se fortaleceu ainda mais.

CONTEÚDOS CULTURAIS E GASTRONÔMICOS

Filmes, séries e humor estão entre os mais vistos nesse momento de pandemia dentro do YouTube. Mas as tags de gastronomia e receitas também têm força. Conteúdos relacionados a como cozinhar pratos rápidos e fáceis, bem como dicas para otimizar as compras no supermercado foram reis em um cenário de incerteza tanto sanitária quanto financeira. Segundo o Google Trends e o YouTube Search, da metade de março em diante houve um considerável aumento no número de buscas por receitas de pão caseiro (números 66% maiores); 49% mais gente pesquisou “receitas” e 40% pesquisou a palavra “cozinha”.

E AS MARCAS, O QUE PODEM FAZER?

O relatório menciona ainda a importância do YouTube no Homeschooling, bem como o expressivo interesse por tudo que estiver ligado ao termo Home Office – os dados coletados em março trazem um aumento de 127% nas últimas semanas de março de 2020 se comparado com o começo da crise sanitária. O resumo final da leitura desses dados indica o quão importante é para as marcas manter sua presença online nesse momento, bem como investir em mensagens positivas já que o momento é de incerteza.

MARKETING EM TEMPOS DE COVID-19

Já o documento focado em marketing aponta três principais caminhos, de acordo com o Think With Google. O primeiro é o planejamento por semana e não mais por trimestre. Como os mercados e interesses dos consumidores têm estado mais dinâmicos, é melhor focar no curto prazo e ir ajustando budgets de publicidade durante o percurso. O mesmo raciocínio vale para a segunda dica, que é “otimização com frequência”. Ou seja, acompanhe mais de perto o desempenho de anúncios e ações no geral, sinta o termômetro das coisas e prepare-se para mudar de estratégia mais rápido. Uma última sugestão é a de ser capaz de se adaptar aos novos tempos. O Google sugere automação do que for possível para deixar espaço para avaliar as prioridades.


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]