/
/
X anuncia planos para se tornar superapp financeiro

X anuncia planos para se tornar superapp financeiro

Plataforma de Elon Musk se prepara para lançar carteira digital, negociar ativos e permitir pagamentos; parceria com Visa e foco em criptomoedas marcam novo capítulo da rede social

A rede social X, antigo Twitter, tem caminhado para entrar no mercado financeiro.  A novidade foi apresentada ao jornal britânico Financial Times. A CEO da empresa, Linda Yaccarino, confirmou que a plataforma permitirá em breve que usuários façam investimentos e negociações diretamente dentro da rede social. A novidade reforça a ambição de Elon Musk de seguir os passos do WeChat, aplicativo chinês que centraliza mensagens, pagamentos, comércio eletrônico e serviços financeiros em uma única plataforma.

“Você poderá entrar no X e gerenciar toda a sua vida financeira na plataforma. Isso inclui desde eu poder te pagar pela pizza que comemos ontem até fazer um investimento ou uma negociação. Esse é o futuro”, afirma a CEO.

A executiva não detalhou quando os novos recursos estarão disponíveis, mas revelou que os Estados Unidos serão o primeiro mercado a receber as ferramentas financeiras, dada a representatividade do país no tráfego da plataforma. Segundo dados do SimilarWeb, o país concentra 26,5% dos acessos ao X, seguidos por Japão (13,6%), Reino Unido (4,7%), Brasil (3,6%) e Turquia (3,4%). Juntos, esses cinco países representam mais da metade da audiência da rede, que soma mais de 4 bilhões de acessos mensais.

Parcerias e apostas em cripto

Desde que Musk adquiriu a plataforma, em 2022, já havia indícios de que o X caminhava para se tornar um hub financeiro. A obtenção de licenças regulatórias para serviços de criptomoedas e a integração de gráficos de preços e links para corretoras já apontavam nessa direção. Mais recentemente, a rede fechou uma parceria com a Polymarket, um mercado de previsões baseado em blockchain.

Agora, o movimento ganha corpo com o desenvolvimento do X Money, uma carteira digital criada em parceria com a Visa, anunciada no início de 2025. A ferramenta permitirá transações peer-to-peer (P2P), envio de gorjetas para criadores de conteúdo, pagamentos por eventos pay-per-view (PPV) e, no futuro, até mesmo a oferta de cartões de crédito e débito.

A escolha por começar com criptomoedas parece natural. Ao contrário do mercado acionário, o mercado cripto é global e menos sujeito às regulações nacionais, o que facilita a integração em uma plataforma de alcance internacional. A conexão pessoal de Musk com o tema também pesa. O bilionário, inclusive, já declarou apoio à Dogecoin. No início do ano, ele aceitou a criptomoeda como forma de pagamento na Tesla, além de chamar o formato de “criptomoeda do povo”.  Além disso, a Tesla encerrou o primeiro semestre de 2025 com um total US$ 951 milhões em bitcoins.

Foto: Izzuanroslan / Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]