Pesquisar
Close this search box.
/
/
Itaú e Stone oferecem experiência de conversa com WhatsApp

Itaú e Stone oferecem experiência de conversa com WhatsApp

Conversations 2024 destaca a transformação da comunicação e a inclusão financeira no Brasil, levando fluidez e velocidade ao atendimento.

Nos últimos anos, o setor financeiro no Brasil tem experimentado uma transformação significativa impulsionada pela tecnologia. Entre as inovações que têm se destacado, o WhatsApp e a troca de mensagens surgem como ferramentas que facilitam a comunicação e promovem a inclusão financeira. Essas plataformas melhoraram a eficiência operacional das instituições financeiras e ampliaram o acesso dos consumidores a serviços bancários e financeiros, como é o caso do Itaú e da Stone.

Com a popularidade crescente do WhatsApp, por onde ocorrem de 600 milhões de conversas entre pessoas e empresas todos os dias, a comunicação instantânea se tornou uma ponte essencial entre clientes e bancos ao simplificar processos, reduzir custos e aumentar a satisfação do consumidor. No Conversations 2024, evento realizado pela Meta, foi explorado como essa tecnologia tem sido usada pelo Itaú e pela Stone.

Conrado Leister, VP e Country Managing Director at Meta Brazil, comenta que a vida do brasileiro gira em torno do WhatsApp. A plataforma, conhecida por ser usada para trocar mensagens com a família e amigos, passou a ser também uma ferramenta de conexão com os clientes. “Os bancos têm usado o WhatsApp como uma forma de alcançar consumidores, simplificar transações, criar melhores resultados e democratizar processos. Estão trazendo serviços financeiros para as pessoas onde elas estão, em seus próprios termos”, pontua.

Experiência de conversa do Itaú

Em 2024, o Itaú completa seus 100 anos. Dentro de sua história, os investimentos em tecnologia foram constantes, conforme explica Fernando Kontopp, Executive Director IT, Itaú. Já a mensageria passou a ser usada pela instituição financeira em 2017, sendo a primeira a fazer o uso das APIs (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) do WhatsApp com os clientes. Com isso, os feedbacks dos consumidores passaram a ser positivos sobre como o aplicativo de troca de mensagens contribui com a melhoria da experiência.

“Hoje, estamos chegando em um momento em que o Itaú tem 70 milhões de clientes e oferecemos mais de 80 serviços totalmente integrados e dentro do WhatsApp para uma base bastante grande. Um exemplo legal do que já fizemos quando falamos em experiência: todo mundo já passou por uma situação que, não é muito agradável, quando está em algum lugar, quer fazer uma compra que, naquele momento, não deu certo. Pode haver uma série de razões para isso acontecer, como esquecer a senha, o limite do cartão de crédito não ter sido suficiente. É um momento não muito agradável e você não sabe exatamente o porquê daquela compra não dar certo”, comenta.

“Nisso, o WhatsApp entra como uma peça fundamental para conseguirmos ajudar nossos clientes a terem uma experiência muito mais fluida”, explica. “No instante que faz uma compra e tem algum problema, chamamos o cliente pelo WhatsApp e fazemos a interação. Se o cliente está sem limite no cartão, dizemos ‘olha, o seu limite não foi suficiente; você quer aumentar o limite?’. Resolvemos na hora, numa experiência de conversa através do WhatsApp. Idem para quando a pessoa não lembra da senha. O WhatsApp tem sido central como uma forma de conversarmos com o consumidor e aumentar as experiências de produtos financeiros”.

Atendimento em 5 segundos

Dentro da Stone, os trabalhos com o WhatsApp começaram em 2019. A ferramenta também se tornou uma importante ponte entre o banco e o consumidor. No atendimento ao telefone, a instituição ficou conhecida por atender o cliente em cinco segundos. Sendo assim, o desafio era conseguir prestar este atendimento, com o mesmo tempo, dentro do aplicativo da Meta, sem perder a eficiência e diante de um cenário digital composto por demanda.

“Esse era o contexto daquele momento”, finaliza Rodolfo Luz, Marketing Director, Stone. “De lá para cá, fomos evoluindo a tecnologia junto com o avanço do WhatsApp. Conseguimos construir uma jornada super robusta na aquisição, bem eficiente ao longo do tempo. Conseguimos replicar toda aquela experiência dos cinco segundos do telefone no WhatsApp. Majoritariamente, o nosso atendimento hoje acontece na plataforma. Foi uma experiência incrível, fruto de bastante investimento”.

Foto: ADVTP / Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]