A Stone realizou a primeira edição do Partner Summit, evento que reuniu 250 pessoas entre associados e colaboradores da companhia para fortalecer a comunidade do Parner Program, com apresentação de novos produtos, palestras e a premiação dos principais parceiros nas categorias engajamento, integração, indicação e crescimento.
Augusto Lins, presidente da Stone, conduziu uma conversa sobre os desafios e benefícios do programa com dois parceiros, Loja Integrada, representada pelo CBO Renato Lahud; e Leonardo Seefeld, co-founder e CTO da Pigz. Para ele, as parcerias da Stone com outras empresas são um motor de crescimento conjunto que alavancam as melhores soluções para os clientes e seus consumidores finais.
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“A gente acredita no poder da parceria. A gente não tem a presunção de desenvolver todas as tecnologias aqui dentro de casa. Buscamos nos nossos parceiros pessoas e empresas que têm, compartilham do nosso propósito, partilham da nossa cultura e têm soluções de excelência”, afirmou Augusto Lins em entrevista exclusiva a Consumidor Moderno.
Stone Partner Program
O programa de parcerias da Stone é um ecossistema que tem como objetivo ajudar empresas de todos os segmentos e tamanhos a desenvolverem e evoluírem produtos e serviços para seus clientes, assim como o próprio modelo de negócios, ao oferecer recursos, insights, treinamentos, ferramentas, expertise de mercado e, principalmente, a tecnologia financeira da companhia. Para os Partners, a companhia oferece, por meio da tecnologia, uma solução all-in-one, com gestão, controle das vendas, faturamento e back office integrados.
Estruturado em 2018, o programa teve um crescimento de 600%, e conta atualmente com mais de 350 empresas em seu ecossistema e que, a partir da geração de valor, rentabilidade e expansão de seus associados, se posiciona como acelerador da indústria de fintechs no Brasil.
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“Acreditamos que estamos aqui para mudar o Brasil. Ajudando o varejista a vender mais, a gerir melhor o seu negócio e a crescer. Estamos desenvolvendo soluções para ajudar o varejo, juntando aqui vários fornecedores, vários parceiros, gente que gosta de tecnologia, gente que tem tecnologia no sangue. E que acredita que ao colocar dentro das suas soluções de tecnologia de software, produtos financeiros e produtos vão permitir às suas soluções performarem melhor, quer seja no mundo físico, quer seja no mundo digital. E as parcerias potencializam isso”, destacou Lins.
“Acreditamos que estamos aqui para mudar o Brasil. Ajudando o varejista a vender mais,
a gerir melhor o seu negócio e a crescer”
O programa nasceu antes da pandemia, mas ganhou tração com a necessidade de digitalização rápida que o momento exigiu. E esse movimento iniciado em 2020 é um caminho sem volta. “O mercado de meios de pagamento eletrônico está crescendo muito. Nós, como consumidores, estamos mais digitais e durante a pandemia nós tivemos que aprender a pagar contas sem ir ao banco e a comprar sem sair de casa”, reflete o presidente da Stone.
Com a prática digital se tornando mais comum e acessível para muito mais pessoas, as empresas do varejo têm que estar preparadas. “Tem que estar digitalizados, tem que ter mais automação, tem que ter mais controle sobre seus processos, por isso a Stone se vê como grande fornecedor pra outros empreendedores”, explica Lins.
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Quem são os parceiros Stone
Para um programa de parcerias desse porte dar certo, a Stone aposta em três pilares: integração sem fricção, para entregar soluções que conquistem mais clientes para os parceiros; um sistema de gestão centralizado para facilitar a operação; entrega frequente de soluções.
João Barcellos, diretor do Stone Partner Program, apresentou o ecossistema de parcerias da companhia e as novas features do hub de parcerias. O programa atende diferentes tipos de negócios como softwares e ERPs, plataformas de e-commerce e extensões, full commerce, gateways, marketplaces, cross borders, além de bancos e instituições financeiras.
Os parceiros são diferentes dos clientes Stone. Os clientes usam os equipamentos e o know how da Stone como um meio para receber o dinheiro das transações, já os parceiros têm o pagamento como uma parte do seu produto.
“Precisamos endereçar as necessidades do cliente e as dos parceiros, e elas não são sempre as mesmas. O cliente quer uma solução pronta para utilizar em seu negócio, pode ser alguém que precisa de uma máquina para sua empresa transacionar. Com os parceiros, a relação é parte do negócio porque entendem que acoplar serviços financeiros no seu negócio trará benefícios para seus clientes”, aponta Barcellos.
A premiação dos parceiros que mais se destacaram em 2022 faz parte das ações da Stone para aumentar seu engajamento e reconhecimento tanto dentro quanto fora do mercado. “Estamos visitando nossos clientes, conversando com os clientes deles. É um trabalho maciço de conversar com os consumidores. Assim como também se tornar patrocinador do BBB 23, onde estamos tendo um alcance maior, para as pessoas conhecerem mais a nossa marca e verem que temos um monte de soluções diferentes, e acima de tudo se posicionando como inovador e fortalecendo essa visão”, destaca o diretor do Partner Program.
Durante o evento foram premiadas sete empresas do ecossistema Partner Stone, em cinco categorias:
- Engajamento – parceiro com maior atividade e interação com o programa: Tablet Cloud;
- Indicações no Inbound – parceiro que utiliza a estrutura de vendas da Stone e do Pagar.me, principal infraestrutura digital que sustenta a operação de diversos parceiros, para indicar clientes: APP Sistemas e Loja Integrada;
- Integração mais rápida – parceiro que conseguiu integrar o seu produto com o da Stone de forma mais rápida: Sou Iglu;
- Novas features – parceiro que integrou mais produtos Stone/Pagar.me: Foco Multimídia;
- Maior crescimento – associados que mais cresceram em volume processado (TPV): Digital Manager Guru e W12.
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