Pesquisar
Close this search box.
/
/
Web3 se destaca em meio a excesso de ruído, conteúdo abrangente e mediano

Web3 se destaca em meio a excesso de ruído, conteúdo abrangente e mediano

O sentimento pós-Web Summit é de que a adoção em massa da Web3 é questão de tempo, e provavelmente deve acontecer logo

A minha experiência no Web Summit 2022 foi um misto de sentimentos polarizados, de frustração à insights valiosos, e sem conseguir prever exatamente o que esperar de cada oportunidade apresentada.

O evento foi claramente projetado para ser inclusivo e acessível para todos os públicos, algo que pode ser percebido em toda a estrutura dessa enorme conferência, desde a infindável diversidade de opções de comida até às dezenas de trilhas de conteúdo, permitindo acomodar facilmente as 70 mil pessoas do mundo todo que participaram do evento, com seus diferentes papéis, interesses, hábitos e habilidades.

Mas essa estrutura tem um tradeoff: todo o conteúdo apresentado nos palcos do evento é extremamente raso. Afinal, a média de 20 minutos das apresentações e painéis torna muito difícil mergulhar em qualquer assunto, de forma que algo realmente transformador possa ser aprofundado, tornando quase todas as palestras que assisti em meros estímulos para que os curiosos continuem seus “mergulhos” sozinhos, buscando no Google.

Diferentemente das trilhas de conteúdo, que foram rasas, pobres, confusas, e em sua maioria “clickbait” (com títulos que não descreviam os conteúdos), a infinidade de participantes – tanto indivíduos, quanto empresas – trouxe grandes oportunidades de trocas, aprendizados e referências que abriram minha mente de várias formas. Foi o que transformou a minha experiência no Web Summit, de uma grande conferência superestimada, em uma incrível feira de tecnologia.

Conheça o Mundo do CX

Web3 está vindo e vai mudar tudo

Dentre o extremo ruído causado pelos múltiplos assuntos abordados no evento, um assunto que se destacou para mim foi a Web3, e o que capturou meu interesse mais especificamente foi o volume de startups e indivíduos orientados a desenvolver soluções para o novo paradigma da web.

Todas as vezes em que presenciei esse gigante – e organicamente crescente – investimento de capital intelectual e econômico focado em um novo conjunto de tecnologias, algo transformador veio em seguida. Se destacavam ainda mais os casos em que esse investimento era oriundo de um grande número de engenheiros e tecnólogos independentes, em vez de poucas grandes empresas com muito dinheiro (como acontece com AR e VR, por exemplo).

No Web Summit, presenciei dezenas de aplicações para Web3, cada uma simplificando mais suas complexidades, algo necessário para trazer o novo paradigma mais próximo do consumidor médio.

EventScouts, Wyland e Natíz são algumas das startups que utilizam Web3 para reinventar experiências de viagem. Gummys, The Round e Singular.live estão tentando inovar na forma como consumimos entretenimento na internet. 0xFrens, Blawesome e Punchword são startups que buscam transformar como nos conectamos socialmente no mundo virtual.

UTeach, MSSAQ e codary visam causar disrupção na educação remota, pela internet. UPOlife e CEREBRA querem transformar a medicina utilizando Web3 como plataforma. E além dessas, outras dezenas de aplicações nos mais diversos mercados estavam marcando presença no evento, mostrando a força desse movimento de transformação.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Adoção da Web3 em escala

O sentimento pós-Web Summit é de que a adoção em massa da Web3 é questão de tempo, e provavelmente deve acontecer logo. Basta que o Google incorpore no Chrome, o browser mais utilizado do mundo, uma carteira de crypto muito simples de entender e gerir (algo que browsers como o Brave já fazem muito bem) e pronto. Quem não participar ativamente deste movimento de transformação, em breve será antiquado e ultrapassado.

A forma como nos identificamos em um site vai mudar, assim como a forma que compramos digitalmente. As formas como nos conectamos, criamos e consumimos conteúdo vão mudar também. E o principal insight extraído de todo o ruído do Web Summit 2022 é que precisamos ser agentes ativos nesse movimento e participar da criação desse novo mundo digital antes que sejamos forçados a correr atrás, como perseguidores passivos.

*Por Allan Baptista, diretor de Novas Verticais do Hurb.


+ Notícias

Como construir marcas icônicas para a Web3?

Web Summit: você está preparado para ser invisível?

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]