Após um dia de compras em um supermercado tradicional em Berlim, as amigas Sara Wolf e Milena Glimbovski se sentiram incomodadas. A imensa quantidade de embalagens usadas desnecessariamente fez surgir a ideia de criar um supermercado onde nada fosse embalado.
Deu certo. As sócias inauguraram recentemente a primeira unidade do Original Unverpackt, um lugar em que os clientes podem escolher produtos a granel, de acordo com a sua necessidade e sem a utilização de embalagens descartáveis.
No local, cada um pode levar suas próprias garrafas, sacolas retornáveis, cestos, bolsas ou qualquer recipiente que deseje utilizar para armazenar suas compras.
O supermercado também vende opções de embalagens retornáveis para os clientes despreparados. Além de reduzir imensamente a quantidade de resíduos plásticos, a loja também acaba por diminuir o desperdício de comida.
É comum que em supermercados tradicionais frutas e legumes sejam comercializados em embalagens fechadas com mais de uma unidade. Nem sempre o cliente realmente necessita de tudo aquilo e parte do alimento é jogada no lixo.
As sócias transformaram seu modelo de negócio em uma franquia. O objetivo é disseminar o supermercado sem embalagem em outras cidades da Alemanha.
Endereço: Wiener Strasse 16, 10999, Berlim
Site oficial: http://original-unverpackt.de
*Maurício Queiroz é designer de consumo, especialista em desenvolvimento de pontos de venda e contato com o consumidor (flagship, shop-in-shop, franquia, pop up e pontos de venda no Brasil e na Europa)
Leia mais: