A Volkswagen está prestes a redefinir a experiência de condução em seus veículos. A marca anunciou que está integrando o ChatGPT, baseado em Inteligência Artificial (IA), ao seu assistente de voz em muitos veículos de sua produção, a partir do segundo trimestre de 2024. Denominado “IDA” (Intelligent Drive Assistant), essa integração marca uma mudança na interação entre motoristas e seus veículos.
De acordo com a companhia, com a presença do ChatGPT, os clientes terão acesso contínuo ao banco de dados de Inteligência Artificial em constante crescimento em todos os modelos Volkswagen equipados com o assistente de voz “IDA” e terão os conteúdos pesquisados lidos para eles enquanto dirigem, o que irá proporcionar uma experiência de condução ainda mais conectada e personalizada.
O novo chatbot é viabilizado pelo Cerence Chat Pro, e a integração do ChatGPT homologada ao assistente de voz da Volkswagen fornecerá uma grande variedade de novas capacitações que vão muito além do controle de voz. O assistente de voz IDA pode, por exemplo, ser usado para controlar os sistemas de informação e entretenimento, navegação e ar-condicionado, ou para responder a perguntas sobre assuntos gerais.
Segundo a montadora, no futuro, a Inteligência Artificial (IA) fornecerá informações adicionais em resposta às perguntas que foram feitas além disso como parte de suas capacitações em expansão contínua. Isso pode ser útil em vários níveis durante uma viagem de carro: enriquecer conversas, esclarecer dúvidas, interagir em linguagem intuitiva, obter informações específicas sobre o veículo.
Como funcionará na prática?
Para a pessoa atrás do volante, nada muda. Não há necessidade de criar uma nova conta, instalar um novo aplicativo ou ativar o ChatGPT: o assistente de voz é ativado com a saudação “Hello IDA” (“Olá IDA”) ou pressionando um botão no volante. O sistema prioriza automaticamente se uma função do veículo deve ser realizada, um destino deve ser procurado ou uma temperatura deve ser ajustada. Se o pedido não puder ser respondido pelo sistema da Volkswagen, será automaticamente avisado para a Inteligência Artificial e será respondido com uma voz familiar da Volkswagen.
“A Volkswagen sempre democratizou a tecnologia e se tornou acessível para muitos. Isto está simplesmente integrado ao nosso DNA. Como consequência, somos agora o primeiro fabricante automotivo a tornar essa tecnologia inovadora um item de série em veículos dos segmentos compactos para cima. Graças à integração do ChatGPT e à forte colaboração de nossa parceira Cerence, estamos oferecendo aos nossos motoristas um valor adicional e acesso direto à ferramenta de pesquisa baseada em Inteligência Artificial. Isso também reforça a força inovadora de nossos produtos”, afirma Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen, Encarregada do Desenvolvimento Técnico.
Por meio do comunicado, a companhia informou que o ChatGPT não terá acesso a qualquer dado do veículo e que perguntas e respostas são deletadas imediatamente para garantir o nível máximo de proteção de dados. Esse recurso é facilitado pelo Cerence Chat Pro, que auxilia uma grande variedade de fontes, incluindo o ChatGPT, para permitir que o IDA forneça respostas adequadas e relevantes para praticamente qualquer dúvida imaginável. .
“Estamos orgulhosos de utilizar nossa experiência automotiva e nossa longa parceria com a Volkswagen para oferecer aos seus clientes inovações que impulsionaram a IA generativa e grandes modelos de linguagem – mesmo depois deles adquiriram um veículo. Com o Cerence Chat Pro, a VW é empoderada com uma integração do ChatGPT em nível automotivo que oferece uma flexibilidade inigualável, customização e facilidade de desenvolvimento enquanto prioriza a segurança e usabilidade pelos motoristas. Ao olharmos para o futuro, a Volkswagen e a Cerence irão explorar sua colaboração para projetar uma nova experiência de uso baseada num grande modelo de linguagem como base para a nova geração do assistente de bordo dos carros da Volkswagen.” diz Stefan Ortmanns, CEO da Cerence.