/
/
Você já se atentou ao perigo silencioso dos fake reviews?

Você já se atentou ao perigo silencioso dos fake reviews?

De maneira orgânica ou automatizada, as fake reviews ou avaliações falsas nos sites de compras têm ganhado espaço nos grandes marketplaces

O consumidor procura um produto ou serviço e, antes de fechar a compra, busca avaliações. Se os reviews forem positivos, a propensão de fechar a compra é maior. Afinal, menor a chance de arrependimento. Mas, cuidado! Você já parou para pensar que a resenha pode simplesmente ter sido escrita por uma pessoa que não existe – um algoritmo – ou alguém contratado para falar bem de determinado produto?

Segundo a consultoria inglesa BrightLocal, estima-se que 20% das avaliações sejam falsas e que 79% dos consumidores já tiveram contato com elas. O problema é significativo e já afeta 20% do mercado on-line da Inglaterra. No Brasil, há um agravante: o tipo de fraude por enquanto não é massivamente conhecido.

“Ainda não temos dados relativos ao Brasil, que ainda pesquisa muito pouco a respeito do assunto. Mas o que sabemos é que as fakes reviews podem influenciar £23 bilhões em gastos na Inglaterra todo ano, em um mercado que movimenta de 90 a 100 bilhões de libras. Estamos falando mais ou menos de 20% do mercado influenciado por fake reviews”, afirma André Miceli, professor da Fundação Getúlio Vargas nas cadeiras de Gestão de Tecnologia e Modelos de Negócios Digitais.

Veja o caso da Amazon e mais sobre as fake reviews na edição 264 da revista digital Consumidor Moderno. Basta clicar na imagem abaixo:


+ Notícias

Reality show: a vantagem do entretenimento popular para as marcas

Humanização no atendimento é ainda mais valorizada pelo cliente durante a pandemia

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]