O consumidor procura um produto ou serviço e, antes de fechar a compra, busca avaliações. Se os reviews forem positivos, a propensão de fechar a compra é maior. Afinal, menor a chance de arrependimento. Mas, cuidado! Você já parou para pensar que a resenha pode simplesmente ter sido escrita por uma pessoa que não existe – um algoritmo – ou alguém contratado para falar bem de determinado produto?
Segundo a consultoria inglesa BrightLocal, estima-se que 20% das avaliações sejam falsas e que 79% dos consumidores já tiveram contato com elas. O problema é significativo e já afeta 20% do mercado on-line da Inglaterra. No Brasil, há um agravante: o tipo de fraude por enquanto não é massivamente conhecido.
“Ainda não temos dados relativos ao Brasil, que ainda pesquisa muito pouco a respeito do assunto. Mas o que sabemos é que as fakes reviews podem influenciar £23 bilhões em gastos na Inglaterra todo ano, em um mercado que movimenta de 90 a 100 bilhões de libras. Estamos falando mais ou menos de 20% do mercado influenciado por fake reviews”, afirma André Miceli, professor da Fundação Getúlio Vargas nas cadeiras de Gestão de Tecnologia e Modelos de Negócios Digitais.
Veja o caso da Amazon e mais sobre as fake reviews na edição 264 da revista digital Consumidor Moderno. Basta clicar na imagem abaixo:
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