Aproveitando o ensejo do Dia Mundial do Consumidor (15 de março), o site de descontos Cupons Mágicos, realizou uma pesquisa com consumidores sobre o conhecimento que eles têm acerca de seus direitos. A pesquisa focou no e-commerce e englobou questões que podem fazer toda a diferença na hora de escapar de um mau negócio online.
O resultado mostra que o consumidor sabe se defender na hora de comprar na web, apesar de ainda ter algumas dúvidas.
Por exemplo, 66% dos entrevistados acreditam que os direitos do consumidor são idênticos em caso de compra on e offline. E isso não é verdade. O maior exemplo é o prazo de arrependimento. A maior parte, acertou a pergunta, mas teve gente que errou. “Esse é o detalhe que pode fazer diferença entre uma experiência de compra confortável e uma dor de cabeça para o consumidor”, afirma Diana Marco, gerente do Cupons Mágicos.
Ainda sobre o arrependimento, 60% não sabem que a loja fica responsável pelas despesas de devolução, e 59% não têm ciência de que não é preciso dar nenhum tipo de justificativa sobre a decisão de não ficar com o item. “No varejo tradicional, o conhecimento é bem maior”, diz Diana. Os números confirmam: 98,5% sabem que as lojas são obrigadas a detalhar informações sobre o produto, assim como 92% acertaram sobre a necessidade de o estabelecimento declarar CPF ou CNPJ e endereço, e 93% conhecem a proibição de cobrar um valor maior do que o anunciado.
Ainda, quase todos os entrevistados (99%) estão informados sobre o direito a reembolso ou troca quando há defeitos no produto adquirido. A enquete mostra também que metade da população não sabe que as lojas situadas fora do país não estão sujeitas ao nosso Código de Direitos do Consumidor.
Gráficos: Cupons Mágicos
Serviço:
O que: Seminário A Era do Diálogo
Quando: 19 de abril de 2016
Onde: Hotel Renaissance
Realização: Grupo Padrão, revista Consumidor Moderno
Mais informações: www.aeradodialogo.com.br ou pelo telefone 55 11 3125-2215