Quem passa pela Rua Joaquim Antunes, 162, na região do Jardim América, área nobre de São Paulo, no mínimo fica curioso para saber o que a Casa Vivo tem de tão diferente em relação às outras lojas da empresa. Ali, em 440 metros quadrados, a loja inteligente, dispõe de mais de 160 dispositivos para venda e se propõe a ser um ambiente de alta tecnologia e inovação onde “degustar” o produto é, mais do que um convite, quase uma obrigação.
E o convite para essa experiência de compra tem toda a segurança proporcionada por soluções da Green Retail Solutions, especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo. “Para essa loja foi fundamental termos soluções de alarmes sem fio. Assim, o cliente consegue andar por ela e testar o portfólio com liberdade, o que gera uma experiência única e degustação real dos produtos expostos”, destaca Gustavo Nóbrega, diretor de Canais da Vivo.
Jornada de compra fácil e inteligente
Na Casa Vivo, além de uma apresentação limpa e vertical destacando os produtos e incentivando a interação com o cliente, a proteção dos aparelhos com sensores sem fio, libera o cliente a se deslocar pela loja em um perímetro de segurança configurável. As tecnologias de proteção eletrônica sem fio favorecem uma jornada de compra do cliente mais fácil e moderna em um ambiente visualmente atrativo.
Os cadeados eletrônicos, também chamados de degustadores pelo time de profissionais da Vivo, depois do laboratório ainda são avaliados em lojas físicas pelo período de 30 dias.
“Só trabalhamos com soluções homologadas. A proteção eletrônica faz parte do projeto em todas as implantações de lojas que fazemos”, explica Priscila Viana Lins, gerente de projetos dedicada a novas ferramentas de prevenção a fraude e proteção eletrônica da Green Retail.
Conceito reflete o posicionamento da Vivo
Na casa inteligente, o visitante encontra drones, soundbars, óculos de realidade virtual, relógios e pode experimentar recursos automatizados e ativados por comandos de voz, acionar a cafeteira, passar pelo robô aspirador, interagir com a Alexa e a TV, além de testar livremente todos os aparelhos celulares de última geração.
“O projeto nasceu da necessidade de desenhar um novo conceito de loja que refletisse a transição de posicionamento da Vivo, de telecom para uma empresa de tecnologia”, pontua Gustavo Nóbrega, que finaliza: “Para essa nova fase, era fundamental que o projeto fosse único, inovador e disruptivo, capaz de quebrar estereótipos e possibilitar conexões, priorizando experimentação e valorização dos produtos”.
“Quando clientes têm no DNA a cultura da prevenção de perdas, tudo fica mais fácil. E nosso objetivo é sempre proporcionar uma experiência de ponta e alta performance para eles, gerando lucro e rentabilidade para os seus negócios”, afirma Thiago Artacho, CEO da Green Retail.
Além da Casa Vivo, o novo projeto de design e experiência em lojas já é realidade em outras seis lojas da Vivo, sendo quatro delas em São Paulo, uma em Minas Gerais e outra no Ceará.
Despertando os sentidos
Além de toda segurança e conectividade, a Casa Vivo também apresenta a marca olfativa da Vivo. Desenvolvida pela Firmenich, foi inspirada em elementos da biodiversidade brasileira. É leve, atemporal, única e acolhedora e foi criada para estabelecer uma assinatura olfativa, que transmita a visão da marca e fortalecer a imagem por meio de uma fragrância que a represente, além de construir mais um diferencial competitivo, sendo a primeira do segmento a trazer uma experiência olfativa e sensorial.
Vale ressaltar que o projeto arquitetônico tem assinatura dos arquitetos Martin Corullon e Gustavo Cedroni, da Metro Arquitetos, que trouxeram elementos do aço, concreto, madeira, vidro, mobiliário orgânico, combinação de luz natural com painéis retroiluminados e piso único em granilite trazendo textura integradora aos ambientes.