Pesquisar
Close this search box.
/
/
Você gostaria de viver de renda? Confira 7 passos para realizar esse sonho

Você gostaria de viver de renda? Confira 7 passos para realizar esse sonho

O educador financeiro Robinson Trovó, dá dicas essenciais para se tornar um investidor e fazer o dinheiro trabalhar sozinho. Confira

O sonho de viver de renda já passou pela cabeça de muita gente. Será que é possível, para qualquer pessoa comum, aprender a investir e viver apenas de juros? Segundo o educador financeiro, Robinson Trovó, criador da Trovó Academy, isso é possível, e mais, não precisa ser nenhum gênio para alcançar esse feito.

“Basta ter dedicação, estudo e força de vontade para se livrar do medo de investir”, afirma o investidor, que foi um dos cinco brasileiros a conquistar R$ 1 milhão no mercado financeiro antes dos 30 anos.

O especialista listou os 7 passos essenciais para conquistar a independência financeira e viver de renda.

    1. Ter controle financeiro
O primeiro passo, segundo o investidor, é ter controle das finanças. “Você precisa saber o quanto ganha e o quanto gasta, pois sem isso será possível poupar”, explica Trovó.

   2.  Poupar 10% do salário
A partir do momento em que se tem controle dos gastos, é preciso começar a economizar 10% do salário. “É com essa sobra que você vai começar a investir”, ensina Trovó, que ressalta a importância de ter disciplina para atingir essa meta todos os meses.

    3. Investir 90% do dinheiro acumulado em renda fixa
Quando se tem dinheiro suficiente para investir, Trovó aconselha que 90% do valor deve ser investido em renda fixa. “Como é um investimento sem riscos, é importante deixar 90% do capital nestes fundos, que vão ser a tábua de salvação para casos de prejuízo nos fundos de renda variável”, conta o educador financeiro.

4. Investir 10% do acumulado em renda variável
Com o patrimônio protegido na renda fixa, é possível utilizar 10% do capital em um fundo de renda variável, que oferece riscos, mas permite uma renda muito alta. “Quando se tem 90% do dinheiro seguro, é possível aplicar em renda variável sem medo”, explica Trovó.

5. Dedicar duas horas por dia para acompanhar os investimentos
Após se tornar um investidor, é necessário dedicar-se duas horas por dia para acompanhar os investimentos, conforme explica Trovó. “Pode ser no fim do dia, em casa”, conta. “Não precisa passar o dia preocupado com isso, mas vai ser necessário dedicar essas horas, caso contrário o dinheiro pode ser perdido por desatenção”, alerta.

    6. Ter um planejamento de investimento
Uma vez que já se sabe a quantia que será investida, também é necessário definir para onde vai o investimento. No entanto, Trovó alerta para os valores mínimos que precisam ser praticados. “Para efeitos de investimento na bolsa de valores, é necessário ter ao menos R$ 30 mil. Quem tem valores menores deve investir em mini-índices ou turbinadores de lucro”, destaca o investidor.

  7. Atingir a meta de ter um rendimento de 20% ao ano
Por fim, o caminho ideal para a independência financeira deve chegar ao ponto em que o dinheiro total investido rende 20% ao ano. “É possível que ele tenha mais rendimento ainda, mas é trabalhando com este valor que se tem garantia de risco zero”, explica.

Para resumir, Trovó conta que, antes mesmo de usar todos os sete passos, já será possível encontrar ótimos retornos financeiros. “A partir do momento em que você faz investimento em renda fixa, seu dinheiro já rende mais do que a inflação”, explica, destacando a importância de fazer todos os passos com tranquilidade e disciplina.

Pronto! Agora que você já sabe como se tornar um milionário, mãos à obra.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]