Em novembro, o fluxo de consumidores em shopping centers caiu 2,96% em relação ao mesmo mês de 2014. Os dados são do índice IVSC, realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo de visitantes nos principais centros de compras do país.
Leia também:
Sul-coreano cresce os olhos na Saraiva
No acumulado do ano de janeiro a novembro, por outro lado, a quantidade de visitantes foi 3% maior quando comparada ao mesmo período do ano passado. Impulsionado pelos descontos da Black Friday e pela proximidade com o Natal, o número de pessoas que visitaram shopping centers no Brasil cresceu 2% de outubro para novembro. É a segunda alta seguida registrada neste ano.
Leia também:
Crescem as compras natalinas no cartão de crédito
No que diz respeito ao fluxo de pessoas dentro dos centros de compras, a edição 2015 da Black Friday foi um pouco mais fraca do que em 2014. Durante o fim de semana com maiores descontos, a movimentação foi 3,87% pior do que no ano passado. ?Certamente é um reflexo da crise econômica que o Brasil enfrenta atualmente?, comentou em nota Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence.
Leia também:
5 Dicas para inovar na crise