A Via Varejo, companhia do GPA que detém as marcas de varejo Casas Bahia e Pontofrio, apresentou recuperação no terceiro trimestre deste ano, segundo informou o GPA. No período, as vendas totais cresceram 0,4%, em comparação ao mesmo trimestre de 2015, para R$ 4,113 bilhões
No conceito “mesmas lojas”, aquelas abertas há mais de 12 meses, o crescimento foi de 1,8%. O crescimento, segundo a companhia, ainda está impactado pelo fechamento de lojas ocorridos no último trimestre de 2015 e no primeiro deste ano – as marcas fecharam mais de 30 lojas no período, em busca de maior eficiência.
De acordo com o GPA, a performance da categoria de tecnologia, principalmente telefonia e televisores, além de lavadoras, bem como a manutenção do sortimento de produtos nas lojas, e as ferramentas para o aumento da taxa de conversão foram os principais fatores que contribuíram para a recuperação das marcas.
“A Via Varejo continua focada na melhoria do patamar de vendas, encontrando neste trimestre um melhor equilíbrio entre crescimento de vendas, ganho de market share e rentabilidade, mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador e com o mercado de móveis e eletroeletrônicos ainda regressivo”, comentou a companhia.
O foco, segundo a empresa, segue sendo o aumento da eficiência operacional de suas lojas, integração dos negócios entre varejo de lojas físicas e e-commerce, captura das sinergias anunciadas, contínua melhoria no nível de serviço para os clientes em ambos os canais e monitoramento da estrutura de custos e despesas, de forma a otimizar os resultados e rentabilidade para 2016 e próximos anos.