Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vestibular: 10 temas de redação inusitados

Vestibular: 10 temas de redação inusitados

"Onde está o Wally?" Sim. Veja este e outros temas já pedidos pelas universidades em lista feita pela equipe do Cursinho da Poli

Escolher um curso e entrar na faculdade é um dos passos mais importantes na construção de nossas carreiras. A tarefa, no entanto, nem sempre é fácil e, em alguns casos, pode exigir uma dose extra de imaginação.

Inspirado pelas listas de aprovados que começam a ser divulgadas no início do ano, o Cursinho da Poli, curso popular de pré-vestibular em São Paulo, fez uma pesquisa de temas de redação já pedidos por universidades do Brasil e do mundo em seus processos seletivos. E algumas são no mínimo intrigantes.

Nos principais processos seletivos brasileiros, como o Enem, que dá acesso às universidades federais do país, e a Fuvest, prova de entrada para Universidade de São Paulo (USP), as redações com o tempo se tornaram mais pragmáticas e dissertativas.

A redação deste ano da Fuvest, por exemplo, que divulga a lista de aprovados no próximo dia 2 (quinta), usou um texto e um termo do filósofo alemão Immanuel Kant, “menoridade”, para que os alunos respondessem à questão – “O homem saiu de sua menoridade?”. No Enem, os candidatos tiveram que desenvolver ideias sobre “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

No passado, porém, esses temas já foram bem mais etéreos. Veja a lista das 10 mais excêntricas redações que a equipe do Cursinho da Poli encontrou em sua pesquisa:

 

1. Relato de uma festa: Suponha que você foi surpreendentemente convidado para uma festa de pessoas que mal conhece. Conte, num texto em prosa, o que teria ocorrido (…)
Fuvest 1982 – USP, São Paulo

2. Vende-se uma motoca: Escreva uma história cujo final seja o seguinte anúncio: “Vende-se uma motoca”
Fuvest 1983 – USP, São Paulo

3. Redija um texto em prosa sobre o seguinte tema: Relógios
Fuvest 1984 – USP, São Paulo

4. Se você pudesse escolher ser criado por robôs, dinossauros ou aliens, qual você escolheria? Por quê?
Universidade Wake Forest – Carolina do Norte, EUA

5. Quando você conhece uma pessoa, o que você gostaria que essa ela soubesse sobre você, mas geralmente não conta?
Dartmouth College – New Hampshire, EUA

6. Santo Agostinho disse: ‘Senhor, deixa-me conhecer-me, deixe-me conhecer você”. Descreva um relacionamento que ajudou você a se conhecer melhor.
Universidade Villanova – Pensilvânia, EUA

7. A Faculdade Carleton é “empoderada” por turbinas eólicas. O que te dá poder?
Carleton College – Minnesota, EUA

8. Você acabou de terminar de escrever a sua autobiografia de 300 páginas. Por favor, nos mande a página 217
Universidade da Pensilvânia – Pensilvânia, EUA

9. Caco, o sapo, lamentou que ‘não é fácil ser verde’. Você concorda com isto?
Universidade de Tufts- Massachusetts, EUA

10. Então onde está o Wally, na verdade?
Universidade de Chicago – Illinois, EUA

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]