Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vendas no varejo crescem pelo 3º mês consecutivo, segundo IBGE

Vendas no varejo crescem pelo 3º mês consecutivo, segundo IBGE

Supermercados e artigos de uso pessoal e doméstico sustentaram o crescimento do setor

Segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada pelo IBGE  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de vendas no varejo cresceu pelo terceiro mês seguido em agosto, mas perdeu o ritmo em relação aos meses anteriores. O indicador registrou taxa de 0,1% frente a julho deste ano.

As vendas foram impulsionadas principalmente pelos supermercados. Artigos de uso pessoal e doméstico também tiveram alta, o que é importante, pois de acordo com o IBGE, esses dois setores correspondem a mais de 60% do total do do varejo.

Sofrendo baixa e na contramão da alta no comércio estão os resultados das categorias relativas a tecidos, vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos, móveis, perfumaria, produtos médicos, ortopédicos, combustíveis e lubrificantes.


VEJA O DESEMPENHO EM NÚMEROS

Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 3,8% ?

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 0,6% ?

Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 0,2% ?

Livros, jornais, revistas e papelaria: 0,2% ?

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: -0,3% ?

Material de construção: -0,8% (varejo ampliado)

Veículos, motos, partes e peças: -1,7% (varejo ampliado)

Móveis e eletrodomésticos: -1,5% ?

Tecidos, vestuário e calçados: -2,5% ?

Combustíveis e lubrificantes: -3,3% ?


Nesse ano o comércio acumulou alta de 1,2%  e um avanço de 1,3% em comparação a agosto do ano passado. Nos últimos 12 meses, no entanto, houve uma desaceleração – a taxa de crescimento passou de 1,6% em julho para 1,4% em agosto. Os resultados mostram uma pequena perda no ritmo de crescimento, mas deixam o setor no mesmo patamar de 2015.

Perspectivas

Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio atingiu o maior patamar em cinco meses. Mesmo que alavancada na informalidade, a geração de postos de trabalho estão crescendo e os juros têm apresentado queda, o que deixa o cenário em condições favoráveis para o setor varejista.

O comércio está apostando suas fichas no segundo semestre de 2019. A CNC estima que a liberação dos saques das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) irá gerar cerca de R$ 13,1 bilhões e cerca de 44% do total está previsto para ser destinado para gastos no comércio e consumo de serviços.


+ VAREJO

Conheça as 3 empresas mais inovadoras do varejo

Inteligência artificial: o varejo como você nunca viu

Varejo Têxtil: Como a demanda por sustentabilidade e transparência o impacta

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]