As vendas para o Dia das Crianças apresentaram o maior recuo desde 2006, segundo apurou a Serasa Experian. A queda foi de 8,1% durante a semana do dia 5 ao dia 9 de outubro. No final de semana da data (07 a 09 de outubro), houve queda de 4,8% em todo o País.
Este é o segundo ano seguido de queda. No ano passado, o recuo nas vendas foi de 4,7%. Os dados da Serasa mostram desaceleração das vendas para a data desde 2012, quando a data apresentou alta de 7,7% nas vendas, passando para 3,1% em 2013 e para 1,3% em 2014.
Segundo os economistas da Serasa Experian, “a tendência de alta do desemprego no País e o poder de compra corroído por uma inflação ainda num patamar elevado, pesaram negativamente sobre o movimento dos consumidores nas lojas por ocasião da data comemorativa do Dia das Crianças deste ano”.
“Por ser considerado uma prévia das vendas de Natal, este resultado sinaliza que deveremos ter recuo nas vendas de final de ano na comparação com as do mesmo período do ano passado”.
Em São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia das Crianças caíram 7,2%. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 3,2% em relação ao período equivalente ao ano anterior.
Vendas a prazo
As vendas a prazo que ocorreram na semana anterior ao Dia das Crianças (entre os dias 5 e 11 de outubro) apresentaram recuo de 9,02%, em comparação a mesma semana de 2015, segundo pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
O recuo é o maior em sete anos e é o terceiro seguido. No ano passado, as vendas no Dia das Crianças apresentaram queda de 8,95% e em 2014, retração foi de 1,50%. Em anos anteriores, os resultados foram positivos, mas em desaceleração: crescimentos de 3,15% (2013), 4,83% (2012), 5,91% (2011) e 8,5% (2010).
“Com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de compras do brasileiro fica cada vez mais limitado”, explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Apesar da queda, o Dia das Crianças, se comparado às outras datas comemorativas, apresentou recui menos intenso. No Dia das Mães as vendas despencaram 16,40%, ao passo que as vendas para o Dia dos Namorados caíram 15,23%.
“Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista”, disse Pinheiro. Neste ano, o ticket médio ficou em torno de R$ 222.