As vendas do comércio eletrônico cresceram 11,5% em julho, em relação com mesmo mês de 2014. No entanto, as vendas totais do varejo (exceto automóveis e materiais de construção) caíram 5,5% sobre julho do ano passado.
O crescimento médio do último trimestre caiu para 4,7%, abaixo do 3,6% registrados no segundo trimestre (que havia sido o pior resultado em seis anos).
Os dados são do SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard.
O levantamento mostra também que cinco dos sete setores analisados registraram crescimento acima do indicador de vendas totais. São eles: vestuários, artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos,material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Por outro lado, combustíveis e supermercados apresentaram desempenho abaixo das vendas totais.
Considerando somente o e-commerce, a média dos três últimos meses foi de 10,9%, acima do registrado no segundo trimestre (9,8%). Os setores que tiveram desempenho acima da média do canal foram móveis e eletrônicos; e os setores de artigos farmacêuticos, vestuários e hobby & livraria apresentaram crescimento abaixo do geral.
De acordo com Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da MasterCard Advisors, o ambiente econômico no Brasil continua se deteriorando, e os fundamentos fracos da economia devem continuar pesando sobre as vendas no varejo nos próximos meses.
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