As redes de farmácias movimentaram R$ 8,24 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 10,42% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
O resultado foi impulsionado pelos não-medicamentos, como produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria, tintura de cabelo e protetores solares, entre outros. Esses itens responderam por R$ 2,86 bilhões em vendas nos três primeiros meses do ano, um crescimento de 13,44% em relação ao mesmo período de 2014.
Com isso, os não-medicamentos já respondem por 34,82% das vendas das farmácias filiadas à Abrafarma A entidade congrega as maiores redes do setor, que têm um mix de produtos menos dependentes de medicamentos, cujos preços são tabelados e as margens menores que as de outros produtos comercializados pelas redes.
As vendas de medicamentos subiram 8,97% na comparação anual, chegando a R$ 5,37 bilhões. Os genéricos tiveram uma alta menor, de 7,78%, e corresponderam a 7,32% do total de remédios vendidos.
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