/
/
Vendas do varejo caem 5,5% no País, segundo IBGE

Vendas do varejo caem 5,5% no País, segundo IBGE

Indicador do IBGE mostra que setor segue com recuo nas vendas, tanto no varejo restrito como no ampliado. Veja o desempenho dos segmentos em agosto

O volume de vendas do varejo restrito caiu 5,5% em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa divulgada hoje (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa do instituto é considera o termômetro oficial do setor.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O recuo anual, apresentado em agosto, é a 17ª taxa negativa consecutiva nessa base de comparação. Com isso, o varejo acumulou nos oito primeiros meses do ano perdas de 6,6%. O indicador acumulado nos últimos 12 meses verificou um recuo de 6,7%.

Para a receita nominal de vendas, os mesmos indicadores apresentaram variações positivas: 6,6% frente a agosto de 2015, 5,1% no acumulado no ano e de 4,1% nos últimos 12 meses.

Já o varejo ampliado, aquele que considera os setores de material de construção e concessionárias, apresentou queda de 7,7% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2015; e de 2% frente a julho. O acumulado do ano ficou em 9,3%.

Leia também
Vendas do varejo em setembro caem quase 5%

Segmentos
Segundo o estudo, seis das oito atividades pesquisadas apresentam variações negativas. De julho para agosto, as taxas negativas se concentraram nos segmentos de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8%); Móveis e eletrodomésticos (-2,1%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,1%); Combustíveis e lubrificantes (-2,0%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,2%).

Já o setor de maior peso no conjunto do varejo, Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, teve avanço de 0,8%, enquanto o setor de Tecidos, vestuário e calçados registrou estabilidade em relação a julho de 2016.

A queda do comércio varejista ampliado foi influenciada pelo recuo de 4,8% em Veículos e motos, partes e peças. Em contrapartida, nessa mesma comparação, o segmento de Material de construção registrou alta de 1,8%.

Leia também
Comércio espera queda de 1,8% nas vendas de Natal

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]