As vendas do varejo brasileiro devem recuar 5,1% neste ano, segundo balanço da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). O porcentual refere-se ao varejo restrito – aquele que desconsidera os segmentos de automóveis e material de construção.
Segundo a Associação, essa queda é maior do que a registrada no ano passado, quando o recuo foi de 4,3%. De acordo com Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), a queda mais acentuada deve-se a confiança do consumidor que registrou recordes ao longo deste ano.
Além disso, pesa ainda o cenário de desemprego e inflação alta, que corrói o poder de compra dos consumidores. Apesar da projeção ruim, a tendência é que as quedas mensais das vendas sejam menores. Um dos fatores que pode contribuir é a redução dos estoques e a possibilidade de aumento da confiança do consumidor, frente às mudanças políticas e econômicas.
“Esperamos a concretização das mudanças necessárias para o ajuste, a viabilização de investimentos e o destravamento da economia, o que vai melhorar a confiança e, consequentemente, o varejo”, afirmou Burti.