As farmácias virtuais tiveram no primeiro trimestre deste ano um aumento médio de vendas de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um levantamento realizado pela MultiFarmas, plataforma de análises e comparação de preços do segmento.
Segundo a empresa, parte do crescimento verificado provém das 240 milhões de pesquisas on-line por medicamentos e produtos de saúde feitas entre janeiro e março. O tíquete médio de vendas subiu 6,4% na comparação anual, para R$ 73,64, e a oferta nas lojas virtuais aumentou, com 404 lançamentos entre medicamentos, itens de higiene pessoal e cosméticos. Segundo a análise, as pequenas lojas on-line oferecem, em média, 352 itens, contra 4.085 das médias e 11.950 das grandes.
Ao contrário do que acontece no mundo físico, o varejo on-line de medicamentos é bastante concentrado. Os cinco maiores varejistas do segmento responderam por 83% do tráfego no trimestre: Ultrafarma, Onofre, Netfarma, Raia e FarmaDelivery. Cerca de 18% do tráfego decorre de comparadores de preços, o que, para David Almeida, sócio da MultiFarmas, mostra que existe espaço tanto para o crescimento de todo o mercado quanto para um movimento de desconcentração. ?Se outras lojas investirem mais nessas plataformas, podem ocupar uma fatia maior desse mercado?, explica.
O levantamento ainda verificou quais foram os produtos mais procurados no primeiro trimestre do ano: itens para fortalecer o cabelo e as unhas, além de remédios para disfunção erétil e diabetes. No ano passado, os destaques eram emagrecedores, redutores de gordura e anti-hipertensivos.
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