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Veja o que este varejista fez quando teve problemas com o fornecedor de tecnologia

Veja o que este varejista fez quando teve problemas com o fornecedor de tecnologia

A resposta de um gigante regional de R$ 6 bilhões de faturamento começou com dois estagiários. Conheça a marca e a iniciativa

O Grupo Mateus é um daqueles gigantes regionais pouco conhecidos no eixo Sul-Sudeste. Um player de R$ 6 bilhões de faturamento, o grupo atua com bandeira de supermercado (Mateus), atacarejo (Mix Atacarejo), eletroeletrônico (Eletro Matheus) e tem até fábrica própria de pães (Bumba Meu Pão).
Com 63 lojas em cinco estados das regiões Norte e Nordeste, o Grupo familiar começou a crescer rapidamente. Contudo, o seu fornecedor de tecnologia e sistemas não conseguiu acompanhar esse ritmo de crescimento. “Todo mundo que é varejista sabe como é complicado a relação com o fornecedor de sistemas, que não tem a velocidade que a gente gostaria”, contou Junior Mateus, diretor administrativo do Grupo Mateus, durante apresentação no Apas Show 2017.
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“A gente tem um ritmo acelerado de crescimento. E o fornecedor não acompanhou essa velocidade e isso nos atrapalhou. Caiu a ficha de que o grande causador disso é o entendimento do varejo – ele não entendia nosso modelo de negócio”, conta.
Qualquer empresa nesta situação decide por trocar de fornecedor ou algo assim. Mas não foi este o caminho adotado pelo Grupo. “Decidimos criar nosso próprio sistema”, diz o jovem, herdeiro da família do grupo. Sim, a empresa de 30 anos quebrou a barreira de empresa familiar e decidiu criar a própria startup.

It Happens

Chamada de It Happens, a startup do Grupo Mateus nasceu com dois estagiários. Hoje, sã 60 pessoas trabalhando no núcleo que saiu do Grupo e se tornou uma empresa. “ A gente jamais pensou que se tornaria uma empresa. Hoje, ela é totalmente apartada do grupo”, explica Mateus.
Tanto que se tornou fornecedora de pequenas redes de atacado e varejo do interior do Norte e Nordeste. A It Happens começou a vender sistemas para esses pequenos clientes no começo deste ano.
Mais do que isso, a companhia quer se tornar um hub de inovação  começou a conversar com a Associação de Startups do Maranhão para entender melhor este mercado. A conversa resultou em apresentações de startups da região. Foram 16 apresentações de negócios nascentes. Quatro deles, agora, estão no It Labs, espaço criado pela It Happens para abrigar esses negócios.
“É um workplace. Ainda não estamos falando em investimento, mas esse é o caminho natural”, explicou o executivo. A ideia, explica, é chegar ao fim do ano com 12 startups no lab da startup.
 

Cabeça aberta

As startups abrigadas no espaço da It Happens nada têm a ver com supermercados.  A Bookcasting  é uma ferramenta interativa para fazer a seleção de talentos para eventos, mídias e entretenimento.
A Dona Rita é uma ferramenta que conecta pessoas a profissionais de serviço doméstico. A Offzone Work é uma ferramenta que usa gamefication para estimular o uso do celular no local de trabalho para ganhos de produtividade. Já a Omnizy desenvolve tecnologias e recursos em hardware com base na impressão 3D.
Para Mateus, a ideia é entender o ecossistema de startups e abraçar ideias inovadoras – não importa o mercado. “Fomos atrás dessas empresas para entender como a gente pode ajudar e aprender com elas”, afirma Mateus.

 Sem barreiras

Ao contrário de muitas redes de varejo, o Grupo Mateus não teve dificuldades de aceitar a criação de uma startup dentro da companhia. “Tivemos certa facilidade até porque a empresa vinha sofrendo com o sistema que tínhamos. Então, foi fácil comprar a ideia de uma mudança. Além disso, toda a liderança é muito nova e crescemos devagar, em equipes multidisciplinares com acesso livre ao debate de ideias”, afirma Mateus.

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