/
/
ARTIGO: Varejo é um teatro e os clientes possuem vários papéis

ARTIGO: Varejo é um teatro e os clientes possuem vários papéis

Nesta analogia, Michael Solomon compara os diferentes papéis assumidos no varejo a uma grande peça de teatro

A maioria dos varejistas sabem o quão importante é entender as necessidades de seus clientes. No final de contas, isso é Marketing básico. Mas isso é suficiente nos dias de hoje? Não se você reconhecer que, de fato, cada um dos seus compradores, na verdade, possui múltiplas personalidades. Assim como escreveu o renomado “consultor de marketing” William Shakespear: “O mundo é um palco….”

E ele não estava brincando. A perspectiva no comportamento do consumidor enxerga as pessoas como atores que performam diferentes papeis. Cada um de nós retrata diferentes partes em nossas vidas (em alguns casos, mais de uma vez no dia). Cada parte possui seu próprio script, demandas e costumes. É aí que as oportunidades aparecem atrás dos holofotes para os varejistas. Essas características e costumes precisam vir de algum lugar. Se você entende os papéis específicos que seus compradores precisam assumir, você estará em uma posição melhor de oferecer o que eles demandam.

Então, nós mostramos diferentes aspectos conforme passa o dia. Em um nível básico, nossos humores flutuam dramaticamente e isso influencia o que queremos comprar ou não. Isso nos ajuda a explicar porque o Walmart pediu uma patente para uma barra dos carrinhos de supermercado que identifica o nível de stress conforme as pessoas caminham pela loja.

Os diferentes papéis neste drama

O comportamento do cliente é muito mais que um humor; isso também é sobre como definimos nossas identidades em diferentes contextos. Sua mãe pode não reconhecer uma versão sua que chega às 2 da manhã de uma festa. Seria sua versão “criança obediente” a mesma que a “party-animal”? Talvez tenhamos que deixar essa questão para os filósofos.

É por isso que o conceito de uma auto-imagem situacional é tão importante. Mesmo se nós identificarmos importantes situações de uso, nós podemos fazer estratégias de segmentação de mercado que asseguram que nossas ofertas atendam as necessidades especificas que essas situações criam. Por exemplo, corriqueiramente nós adaptamos nossas escolhas de móveis para diferentes acomodações. Nós preferimos diferentes estilos para um apartamento, uma casa na praia ou uma suíte executiva. De forma similar, nós distinguimos motos nos termos aos quais os motoqueiros as usam.

Os varejistas precisam então praticar uma segmentação baseada em ocasiões que ajuda a alinhar suas ofertas como as necessidades variantes dos compradores. O papel que um consumidor precisa assumir ajuda a determinar o que ele ou ela quer comprar ou consumir.

Um constelação de perspectivas é muito valorizada, porque se nós sabemos algumas preferências de nossos consumidores podemos prever de forma mais fácil o que eles não gostam em outras categorias de produtos. Os lojistas precisam por essa inteligência para bom uso quando desenvolvem promoções, cross-merchandising, ou até mesmo na criação de displays que mostram como um produto (ou melhor ainda, vários produtos) funciona. Isso vai ajudar a trazer melhores críticas para uma parte crucial que precisa existir.

Toda peça precisa de um diretor. O palco é só cortinas para varejistas que não assumem seu papel.

Uma coisa é atender, outra coisa é surpreender. Conheça a receita secreta da Cacau Show
Busca por práticas sustentáveis ​​de varejo crescem entre a Geração Z

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]