/
/
Por que o varejo precisa se reinventar?

Por que o varejo precisa se reinventar?

Com tanto desenvolvimento tecnológico, o comportamento do consumidor se torna uma metamorfose ambulante. Para sobreviver, é preciso refletir

O varejo online tem apresentado um crescimento agressivo nos últimos anos e, em 2016 se fala em um crescimento maior do que 20%, mesmo com a crise econômica. É um fato mais do que comprovado que as pessoas estão mudando seus hábitos em relação ao comprar e muitas categorias de produtos já se adaptaram às vendas online (como livros, eletrodomésticos, informática etc). O principal diferencial de uma loja física está na experiência de compra – e ela também tem mudado. Para sobreviver, é preciso se reinventar.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Na loja física, o consumidor conta com estoque imediato, dúvidas sanadas rapidamente pelos vendedores, pode experimentar o produto (dependendo do segmento), ao contrário da loja virtual, que traz certa insegurança por conta de confiabilidade no fornecimento de dados, demora na entrega. Se você pensa dessa forma, talvez ainda esteja separando os canais de compra. Mas a grande questão é que esses canais são apenas complementares.  Físico e online estão diretamente ligados e o maior desafio do varejo passou a ser fornecer significado e coerência entre consumidor e negócio.

Diante desse panorama, o varejo precisa se repaginar com ações simples como planejar melhor a experiência de compra dos clientes em uma era 100% digital. Outras mudanças são apenas conceituais: dimensionar o ambiente de compra para que seja adequado e parte de uma estratégia de construção da marca, que, por sua vez, precisa agregar mais e melhorar sua contribuição para continuar existindo.

Costumo usar a máxima de que os consumidores “esperam algo diferente na loja física”, algo fora do padrão do que já está na tela de seu computador, smartphone ou tablet. E o melhor a se fazer é pensar exclusivamente em como melhorar o espaço físico e não pensar apenas no “terror” que a tecnologia trouxe às lojas.

Alguns comerciantes adotam o atendimento personalizado como principal atributo de experiência de marcam além de usar ferramentas tecnológicas (como tablets, smartphones e outros gadgets) para tornar ainda mais ímpar o momento no qual o consumidor coloca os pés em sua loja.

Para manterem-se competitivas, as empresas terão de reinventar ainda mais suas lojas, revendo o seu papel na estratégia corporativa. Alguns podem transformar suas lojas em showrooms, centros de entrega, espaços de convivência e experiência de mercado.  A regra é respeitar a necessidade de mudança.

* Vladimir Lima é fundador da Compart, empresa especializada em qualificação de profissionais para ações de marketing em PDV

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]