As vendas no varejo paulista devem crescer 8,5% em novembro de 2017 se comparadas ao mesmo mês de 2016. O faturamento deve chegar a R$ 55,2 bilhões em São Paulo no mês em que é realizada a Black Friday, período em que os varejistas têm dados descontos antes do Natal.
A projeção foi feita pela FecomercioSP, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. De acordo com a Federação, o faturamento do varejo nos setores de autopeças e acessórios e de eletrodomésticos e lojas de departamentos devem alcançar 19,9% e 14,5%, respectivamente, maior do que a média para todo varejo no mês.
Já o setor das lojas de móveis e decoração, outro com alta acima da média, deve crescer 13,5% no período.
Black Friday
Para a FecomercioSP, a Black Friday deve “consolidar o processo de reversão do pior ciclo recessivo vivido pelo comércio, iniciado em 2014 e que perdurou até 2016”.
Em nota, a Federação considera que a elevação da confiança do consumidor para comprar se deve a fatores como a queda na inflação, redução dos juros e elevação do poder de compra dos salários, injeção dos recursos do FGTS, e, principalmente, a recuperação do mercado de trabalho, que, para a entidade foi essencial para a restauração da confiança.
Os varejistas também aproveitam esse período para estender as promoções. Nesta segunda e-commerces realizam o Cyber Monday, com descontos em eletroeletrônicos, tais como computadores, celulares e games. Ofertas dos varejistas também tem colocado outros itens em promoção, como livros e até itens de perfumaria.