As vendas do varejo brasileiro tiveram alta de 1,8% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado e sem ajustes sazonais, de acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada hoje (12).
O desempenho foi impulsionado pelas vendas de artigos de perfumaria, que subiram 9,8% no período e continuaram a ser o segmento que mais influenciou positivamente o setor – em setembro, perfumaria havia crescido 10,4% na comparação anual.
O avanço frente a 2013 representa uma aceleração em relação aos meses anteriores. Em agosto, as vendas caíram 1%; em setembro, avançaram 0,5% na mesma base comparativa.
O varejo tem apresentado desempenho superior ao da economia: enquanto as vendas acumulam uma expansão de 2,5%, de janeiro até outubro, o PIB passou dois trimestres de retração e cresceu apenas 0,1% no terceiro trimestre.
No varejo ampliado, que também considera os segmentos de automóveis e materiais de construção, o desempenho não é nem de longe tão vistoso. As vendas caíram 2,6% em outubro frente ao mesmo mês de 2013 e acumulam, de janeiro a outubro, queda de 1,5%.
O desempenho foi influenciado, novamente, pela retração nas vendas de automóveis. Na comparação anual, o segmento apresenta sucessivas quedas: de 17,4% em agosto, de 4,6% em setembro e agora retração de 11,2% em outubro.
O endividamento da população e o crédito agora mais enxuto, e que movimenta as vendas de veículos e materiais de construção, explicam as quedas no varejo ampliado.
O volume de vendas do comércio varejista na comparação mensal, frente a outubro, subiu 1%, considerando os ajustes sazonais. Nesta base comparativa, o setor de equipamentos e materiais para escritório e o de vestuário puxaram a alta, com crescimento de 3,5% e 2% no volume de vendas, respectivamente.
Já as vendas do varejo ampliado, por sua vez, seguem tendência de queda, com retração de 1,3% em setembro e de 2,6% em outubro.
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