São Paulo vive tempos difíceis com a escassez de água no reservatório da Cantareira, que ameaça deixar sem água 374 cidades atendidas na região metropolitana. Por enquanto, esses municípios estão sendo atendidos pela reserva técnica.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou nesta sexta (3) que o volume do sistema caiu de novo de 6,6% para 6,4% da capacidade total.
Preocupados com essa situação, já que a meteorologia não prevê chuvas para os próximos dias, varejistas têm se adaptado à situação. A Kärcher oferece soluções de limpeza doméstica que reduzem o consumo de água.
As lavadoras de alta pressão prometem economizar até 80% de água em comparação às mangueiras convencionais. A empresa anuncia que com cinco litros de água por minuto, é possível lavar áreas externas, quintais, garagens, varandas e até carro.
As lavanderias também têm sentido os efeitos da escassez de água na região. A 5àsec divulgou que a procura pelos seus serviços cresceu 6% depois que os níveis de água do sistema começaram a baixar. Segundo a rede, suas máquinas economizam mais de 80 litros de água em relação às máquinas domésticas.
O diretor de marketing da empresa, Sérgio de Souza Carvalho Jr. disse em nota que se for confirmada a necessidade de um racionamento de água na região atendida pela Cantareira, o crescimento na procura pelos serviços da lavanderia pode chegar a 15%. De acordo com Carvalho, a 5àsec reaproveita 95% dos produtos utilizados na lavagem a seco em suas 430 unidades no País.
Leia mais: