Pesquisar
Close this search box.
/
/
TikTok sem Taylor Swift: Universal encerra contrato com rede social

TikTok sem Taylor Swift: Universal encerra contrato com rede social

Depois de não conseguirem chegar a um acordo sobre a remuneração às músicas no TikTok, Universal encerra contrato com a plataforma.

A Universal Music Group (UMG) anunciou que encerrou o contrato de cessão de músicas de suas gravadoras com o TikTok, plataforma da chinesa ByteDance. Segundo carta aberta da organização à comunidade de artistas e compositores, a decisão se deu após tentativas de negociar uma remuneração mais justa da rede social aos seus músicos. Além disso, a empresa afirma que buscou tratar com o TikTok sobre a proteção dos artistas contra os efeitos prejudiciais da Inteligência Artificial (IA), e a segurança dos usuários da plataforma.

A Universal é responsável por artistas como Taylor Swift, Billie Eilish, Drake, Olivia Rodrigo, Post Malone e Lorde. Como resultado do fim do contrato com o TikTok, que expirou no dia 31 janeiro, vários vídeos publicados na rede social tiveram seus áudios removidos e podem ser assistidos de forma silenciosa.

@selenagomez

@Rare Beauty im SO excited to announce our new shadow sticks, our new eye brow pencil and eyeliner!

♬ som original – ROSALÍA DESPECHÁ VIDEO OFICIAL
Vídeo da atriz e cantora Selena Gomez que, ao ser assistido no TikTok, está com som indisponível.

Batalha musical

Segundo a Universal, uma evidência de quão pouco seus artistas são remunerados, o TikTok representa apenas 1% do faturamento total do grupo. Por outro lado, a música representa uma força grande da experiência do TikTok. Funciona da seguinte forma: quando um usuário se prepara para fazer uma publicação na rede social, tem a opção de acessar uma biblioteca de músicas e escolher uma como trilha sonora de seu vídeo.

Com o fim do contrato, as canções de artistas representados pela Universal não estão mais disponíveis – nem mesmo para vídeos que foram publicados há muito tempo. Até o perfil oficial da artista Taylor Swift agora possui vídeos, como aqueles que divulgam sua mais recente turnê, que estão silenciosos (veja abaixo).

@taylorswift

13 days til we return Speak Now to its mother 😝

♬ Mine Taylors Version – Taylor Swift
Vídeo publicado pelo perfil oficial da cantora Taylor Swift que, ao ser visualizado na plataforma, não está com o som disponível.

O TikTok é um dos meios pelos quais vários artistas divulgam seus trabalhos e mantém o engajamento de fãs e seguidores, compartilhando não só vídeos promocionais, mas também detalhes de suas vidas pessoais, oferecendo um vislumbre de suas realidades fora do palco. Por outro lado, usuários ajudam a nessa promoção ao utilizar canções de seus artistas favoritos em seus vídeos.

Troca de farpas

Essa não é a primeira vez que a Universal Music Group vai à defesa dos artistas sob sua tutela. Em abril de 2023, a organização removeu a música “Heart on My Sleeve”, criada por meio de Inteligência Artificial (IA) generativa com as vozes dos cantores The Weekend e Drake de plataformas como TikTok, Spotify e Youtube.

Enquanto a organização buscava negociar acordos e mudanças para preservar a conteúdo de seus artistas em relação às músicas geradas por Inteligência Artificial e garantir a segurança dos usuários em relação a assédio, bullying e discursos de ódio, a Universal afirma que o TikTok respondeu com indiferença e, em seguida, com intimidação.

E uma nota curta, o TikTok declarou que a Universal escolheu se retirar de uma poderosa plataforma com mais de um bilhão de usuários que trabalha como um veículo promocional e de descoberta gratuito para os talentos das gravadoras.

E agora?

Ainda é cedo para saber qual será o futuro da Universal sem o TikTok, e do TikTok sem a Universal. Por mais que a rede social seja um importante canal de divulgação dos conteúdos de artistas, não é o único. E mesmo que a música seja um importante elemento da experiência da rede social – várias músicas virais são descobertas e compartilhadas por lá –, não é o único, e também há outras gravadoras ainda em parcerias com o TikTok.

Pode ser que as duas empresas ainda voltem para a mesa de negociação, mas não é possível prever quando e quem irá ceder primeiro. Afinal, é melhor a Universal e o TikTok juntos do que separados.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]