Pesquisar
Close this search box.
/
/
TikTok sem Taylor Swift: Universal encerra contrato com rede social

TikTok sem Taylor Swift: Universal encerra contrato com rede social

Depois de não conseguirem chegar a um acordo sobre a remuneração às músicas no TikTok, Universal encerra contrato com a plataforma.

A Universal Music Group (UMG) anunciou que encerrou o contrato de cessão de músicas de suas gravadoras com o TikTok, plataforma da chinesa ByteDance. Segundo carta aberta da organização à comunidade de artistas e compositores, a decisão se deu após tentativas de negociar uma remuneração mais justa da rede social aos seus músicos. Além disso, a empresa afirma que buscou tratar com o TikTok sobre a proteção dos artistas contra os efeitos prejudiciais da Inteligência Artificial (IA), e a segurança dos usuários da plataforma.

A Universal é responsável por artistas como Taylor Swift, Billie Eilish, Drake, Olivia Rodrigo, Post Malone e Lorde. Como resultado do fim do contrato com o TikTok, que expirou no dia 31 janeiro, vários vídeos publicados na rede social tiveram seus áudios removidos e podem ser assistidos de forma silenciosa.

@selenagomez

@Rare Beauty im SO excited to announce our new shadow sticks, our new eye brow pencil and eyeliner!

♬ som original – ROSALÍA DESPECHÁ VIDEO OFICIAL
Vídeo da atriz e cantora Selena Gomez que, ao ser assistido no TikTok, está com som indisponível.

Batalha musical

Segundo a Universal, uma evidência de quão pouco seus artistas são remunerados, o TikTok representa apenas 1% do faturamento total do grupo. Por outro lado, a música representa uma força grande da experiência do TikTok. Funciona da seguinte forma: quando um usuário se prepara para fazer uma publicação na rede social, tem a opção de acessar uma biblioteca de músicas e escolher uma como trilha sonora de seu vídeo.

Com o fim do contrato, as canções de artistas representados pela Universal não estão mais disponíveis – nem mesmo para vídeos que foram publicados há muito tempo. Até o perfil oficial da artista Taylor Swift agora possui vídeos, como aqueles que divulgam sua mais recente turnê, que estão silenciosos (veja abaixo).

@taylorswift

13 days til we return Speak Now to its mother 😝

♬ Mine Taylors Version – Taylor Swift
Vídeo publicado pelo perfil oficial da cantora Taylor Swift que, ao ser visualizado na plataforma, não está com o som disponível.

O TikTok é um dos meios pelos quais vários artistas divulgam seus trabalhos e mantém o engajamento de fãs e seguidores, compartilhando não só vídeos promocionais, mas também detalhes de suas vidas pessoais, oferecendo um vislumbre de suas realidades fora do palco. Por outro lado, usuários ajudam a nessa promoção ao utilizar canções de seus artistas favoritos em seus vídeos.

Troca de farpas

Essa não é a primeira vez que a Universal Music Group vai à defesa dos artistas sob sua tutela. Em abril de 2023, a organização removeu a música “Heart on My Sleeve”, criada por meio de Inteligência Artificial (IA) generativa com as vozes dos cantores The Weekend e Drake de plataformas como TikTok, Spotify e Youtube.

Enquanto a organização buscava negociar acordos e mudanças para preservar a conteúdo de seus artistas em relação às músicas geradas por Inteligência Artificial e garantir a segurança dos usuários em relação a assédio, bullying e discursos de ódio, a Universal afirma que o TikTok respondeu com indiferença e, em seguida, com intimidação.

E uma nota curta, o TikTok declarou que a Universal escolheu se retirar de uma poderosa plataforma com mais de um bilhão de usuários que trabalha como um veículo promocional e de descoberta gratuito para os talentos das gravadoras.

E agora?

Ainda é cedo para saber qual será o futuro da Universal sem o TikTok, e do TikTok sem a Universal. Por mais que a rede social seja um importante canal de divulgação dos conteúdos de artistas, não é o único. E mesmo que a música seja um importante elemento da experiência da rede social – várias músicas virais são descobertas e compartilhadas por lá –, não é o único, e também há outras gravadoras ainda em parcerias com o TikTok.

Pode ser que as duas empresas ainda voltem para a mesa de negociação, mas não é possível prever quando e quem irá ceder primeiro. Afinal, é melhor a Universal e o TikTok juntos do que separados.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]