Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
IA é a principal prioridade para CIOs, mas organizações não estão preparadas

IA é a principal prioridade para CIOs, mas organizações não estão preparadas

O terceiro relatório anual global do CIO da Lenovo revela a IA como a prioridade mais urgente da TI, igualada apenas pela segurança cibernética.

O novo relatório anual global do CIO da Lenovo revelou que a Inteligência Artificial (IA) é a principal prioridade para os Chief Information Officers (CIOs) em organizações corporativas em todo o mundo. Intitulado “Inside the Tornado: How AI is Reshaping Corporate IT Today”, o relatório destaca a urgência da adoção e escala da IA, mas também aponta desafios que ameaçam as ambições dos CIOs nessa área.

De acordo com o relatório, os CIOs estão reconhecendo a importância estratégica da IA para impulsionar a inovação, aumentar a eficiência operacional e criar vantagens competitivas sustentáveis. No entanto, eles enfrentam obstáculos consideráveis, incluindo questões de velocidade, segurança e lacunas na prontidão organizacional para a IA.

Um dos principais destaques do relatório é a urgência percebida pelos CIOs em adotar e dimensionar a IA rapidamente. Com os avanços tecnológicos e a rápida evolução do mercado, as organizações estão cada vez mais pressionadas em integrar soluções de IA em suas operações para permanecerem relevantes e competitivas.

Pouco mais da metade (51%) dos CIOs consideram que a IA é uma prioridade urgente a ser abordada, igualada apenas pela segurança cibernética. Esta urgência está diretamente relacionada com a pressão que os CIOs sofrem para gerar impacto nos negócios, em vez de manutenção e preservação operacional. 84% dos CIOs revelaram que estão sendo avaliados com base em métricas de resultados de negócios mais do que nunca.

Os CIOs estão otimistas quanto ao impacto da IA

O estudo apontou que 80% dos executivos de TI estão convencidos de que os avanços e desenvolvimentos da IA terão um impacto significativo nos seus negócios. No entanto, apesar dessa percepção otimista, os CIOs identificaram duas barreiras fundamentais para a adoção em larga escala da IA: a velocidade de adoção e a segurança.

Segundo os dados, uma grande parte das organizações enfrenta desafios em áreas importantes para a implementação bem-sucedida da IA. Em particular, a falta de preparação nas seguintes áreas está impactando diretamente a capacidade da TI de escalar a IA rapidamente:

Novas linhas de produtos (78%)

Política corporativa/uso ético (76%)

Cadeia de fornecimento (74%)

Competências técnicas de TI (51%)

Embora os CIOs estejam cada vez mais conscientes do potencial da IA, o estudo também destaca um desafio contínuo enfrentado pela TI: a dificuldade em medir o impacto dos investimentos em tecnologia. Apenas 39% dos entrevistados consideram fácil ou muito fácil demonstrar o retorno sobre o investimento (ROI) com investimentos em tecnologia. Essa dificuldade em quantificar o valor da IA pode limitar o apoio financeiro e o comprometimento da liderança.

Apesar desses desafios, há um otimismo generalizado em relação ao futuro da IA. Noventa e seis por cento dos CIOs preveem um aumento nos investimentos em IA nos próximos 12 meses. No entanto, é importante notar que 42% dos entrevistados não esperam ver um ROI positivo desses investimentos em IA por pelo menos dois a três anos.

Permanecem questões sobre capital humano e recursos financeiros

Embora os CIOs partilhem uma visão optimista da preparação da TI para a IA, o investimento contínuo em IA poderá criar lacunas adicionais em termos de recursos humanos e financeiros. 89% dos CIOs alertam que, com a expansão contínua das tecnologias de IA, o papel do capital humano se tornará ainda mais importante. Com as restrições orçamentais esperadas, aumentar o número de funcionários para corresponder a estas ambições de IA pode ser um desafio.

Da mesma forma, embora 96% dos CIOs afirmem esperar um aumento nos investimentos em IA durante o próximo ano, apenas 20% esperam que os orçamentos globais de TI cresçam mais de 10%. Os CIOs admitem que a exploração e adoção da IA ​​estão desviando recursos e atenção de outras áreas-chave de TI, incluindo adoção da nuvem/transformação digital (48%), sustentabilidade (38%) e remuneração de funcionários (38%).

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]