A Unicasa, controladora das marcas Dell Anno, Favorita, New e Casa Brasileira e principal empresa de móveis planejados do mercado brasileiro, fechou o segundo trimestre do ano com um aumento de 22,4% em seus lucros líquidos na comparação anual. O resultado final foi de R$ 4,4 milhões, sobre uma receita líquida de R$ 59,6 milhões (1,6% mais que há um ano). A margem da empresa subiu, no período, de 5,6% para 6,8%. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda), que funcionam como uma medida da geração de caixa da empresa, avançaram 55,% no trimestre, para R$ 6,9 milhões.
Em seu relatório ao mercado, a empresa disse estar focada em manter uma posição de austeridade, buscando mais rentabilidade, e acredita que o segundo semestre será mais difícil que o primeiro no que se refere à geração de receitas. No trimestre, a empresa ampliou suas margens e resultados por meio das lojas próprias e por melhorias internas na fábrica, que permitiram melhor aproveitamento de materiais e redução dos custos fixos.
Nas marcas Dell Anno e Favorita, a receita bruta (excluindo IPI) caiu 0,6% no trimestre, apesar de um aumento de 17,7% no preço médio unitário. Um movimento oposto ocorreu nas marcas new e Casa Brasileira, cuja receita bruta ex-IPI subiu 5,9% enquanto o preço médio unitário avançou apenas 0,4% na comparação anual. No canal Multimarcas as vendas brutas ex-IPI subiram 6,4% e o preço médio, 8,4%.
A empresa fechou o segundo trimestre com 574 lojas exclusivas, sendo 233 Dell Anno e Favorita e 341 com as marcas New e Casa Brasileira. Nos últimos 12 meses, foram fechadas 45 lojas da rede, devido ao encerramento do contrato, em novembro de 2014, com um de seus principais distribuidores. A empresa também está presente em 718 lojas multimarcas.
Leia mais:
Móveis planejados on-line