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Uma viagem para chamar de sua com apenas alguns cliques

Uma viagem para chamar de sua com apenas alguns cliques

Saiba como o mundo conectado vem mudando a maneira que as pessoas organizam sua viagem e o que querem esses novos consumidores

São realmente entusiasmantes os últimos indicadores da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), dando conta de um aumento de 6,5% na demanda mundial do setor em 2015, na comparação com 2014. Trata-se do melhor índice dos últimos cinco anos, superior inclusive à média de crescimento anual da última década – que foi de 5,5%. Parte do resultado, segundo a entidade, está associada à redução em torno de 5% nas tarifas médias dos bilhetes aéreos. Mas só esta justificativa é suficiente para explicar este incremento?

Em meio a este cenário, companhias aéreas e agências de viagem lançam-se em um movimento ainda discreto, mas que já começa a alterar radicalmente o modelo de relacionamento com o consumidor. Ao abraçarem novas ferramentas tecnológicas, os mercados de turismo e aviação investem de forma maciça no aprimoramento da experiência do cliente quando este acessa plataformas online para cotações, reservas e emissões. Uma experiência que lhe permite, de fato, personalizar a viagem e moldá-la aos seus interesses e expectativas.

A web 2.0, aliás, tende a monopolizar o comércio de viagens em curto prazo. De acordo com projeções da consultoria Euromonitor International, a partir de 2030 as vendas de bilhetes aéreos, pacotes e hospedagem serão predominantemente efetuadas por meio da internet e de dispositivos móveis. Hoje, este segmento representa 4,2% dos US$ 2,4 bilhões movimentados anualmente, o que equivale a US$ 100 milhões. Daqui a 14 anos, este valor saltará para US$ 1,5 bilhão de um total de US$ 4,1 bilhões – 36,5%. E um dos principais estímulos deverá partir da América Latina, onde as plataformas digitais ainda têm larga margem de crescimento.

Como pegar carona nesta onda que veio para ficar? O segredo é tratar o cliente como se ele estivesse em um sofisticado restaurante e o maître já soubesse as suas preferências. A tecnologia pode proporcionar às empresas aéreas a exibição de todas as suas tarifas e serviços auxiliares, tornando mais intuitiva a pesquisa por parte das agências de viagem. Em uma só tela, um portal exclusivo da agência pode apresentar uma rica descrição de produtos, comparações instantâneas de preços e visualização de cabines e assentos.

Em tempo real, é possível ter acesso às mais recentes ofertas de cerca de 150 companhias aéreas tradicionais e low-costs, sem a necessidade de entrar no site de cada empresa. Ações de merchandising no ambiente de compras e de reservas também são impulsionadas por essa customização visual. O fato de 83% dos passageiros carregarem smartphones enquanto transitam pelos aeroportos, segundo o estudo Airline IT Trends Survey da SITA, torna-se um bom argumento para embasar a oferta de promoções relâmpago ou a compra de produtos opcionais.

O Brasil é o quinto colocado entre os países que mais usufruem da internet e o terceiro em tempo de conexão. O desafio é transformar indivíduos conectados em consumidores cativos. Atendimento exclusivo, cliente conquistado e receitas maximizadas. Quem ainda acha que este não é o futuro, ou melhor, o presente?

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SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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