Mais do que isso, ele nasceu para equilibrar as forças no mundo dos videogames. Veja o animal que deu origem ao personagem, o rato-ouriço:
Sonic foi lançado em junho de 1991 e deveria substituir o antigo personagem símbolo da empresa, o menininho japonês e comilão Alex Kidd. Ele nasceu para ser o símbolo Sega e, ao mesmo tempo, deveria ser a antítese do Super Mário. Enquanto o astro da Nintendo era bigodudo, lento e baixinho, Sonic era rápido, topetudo e descolado. E azul, que é a cor da empresa.
Ele foi o mais ousado dos projetos da empresa, que queria um personagem à altura do Mega Drive. Surgiram ao menos quatro projetos, sendo que três deles ganharam jogos próprios, como é o caso de um tatu (que apareceria no jogo Knuckles Chaotix, para 32x) ou os ETs de Toe Jam and Earl. A equipe da Sega projetou até mesmo um homem maluco de pijama, que mais tarde se tornaria o vilão de Sonic, o Dr. Robotinik. Nada feito para nenhum deles.
O projeto vencedor ganhou o nome de Needlemouse, desenvolvido por Naoto Oshima, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara. O nome Needlemouse voltaria a ser comentado nos corredores da Sega com o projeto do Sonic 4. Dizem que a ideia de usar um ouriço surgiu de um hábito japonês de criar ratos-ouriços, muito comum entre as décadas de 1980 e 1990.
Após ser lançado, o jogo alcançou o sucesso esperado em 1991. Mais: por um bom tempo, Sonic ganhou em popularidade do Super Mário e acirrou a batalha entre as duas empresas. Sonic é até hoje a menina dos olhos da Sega, que hoje foca os seus esforços no mercado de jogos (e no próprio ouriço azul). Com o passar dos anos, Mário mostrou o fôlego que faltou ao Sonic. No fim de 2007, os dois maiores rivais da era dos 16 bits no jogo Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos, mas o jogo não foi um estrondoso sucesso. Se fosse como nas fábulas, Sonic era a lebre veloz, e o Mario, a tartaruga. E todos sabemos que a tartaruga venceu por uma conjunção de atributos.
* Gráficos | Fernanda Pelinzon