Pesquisar
Close this search box.
/
/
Um novo sonho americano (nos games)

Um novo sonho americano (nos games)

O texto a seguir não é sobre a Microsoft, Bill Gates, Windows e companhia. Não exatamente, aliás. Mas é sobre o fim de uma lenda e a retomada de um sonho americano no mundo dos videogames. Essa é a história do Xbox.

Não é preciso dizer muita coisa sobre a essa empresa transnacional fundada em 1975 pelas mãos de Gates e Paul Allen. Sequer precisamos nos alongar muito sobre a contribuição da empresa nos softwares e muito menos a recente aventura da empresa no universo dos celulares após a aquisição da unidade de telefonia móvel da Nokia. E, claro, sem esquecer a linha de tablets Surface.

A personagem desse texto é a tal ?caixa X? da Microsoft, que guarda tantas histórias quanto a quantidade de serviços inseridas dentro do seu hardware.

A relevância história do Xbox começa em 1996. Foi um ano difícil para o mercado de consoles norte-americanos, uma vez que a Atari anunciou a sua retirada da indústria de game pesada. A empresa decidira produzir apenas jogos para consoles.

Seria esse o fim do jeitinho americano de produzir um videogame? Não mesmo. A Microsoft apertou o start e entrou no jogo, em 2001, com o Direct Xbox ou apenas Xbox. Havia muita expectativa sobre o produto, em especial de especialistas e jogadores.

O ingresso da empresa ocorreu na sexta geração dos games e um ótimo momento da economia mundial. Mercados como os da China, Brasil, Índia e Rússia estavam em ascensão e passaram a consumir de tudo um pouco. Inclusive entretenimento. Na guerra dos videogames, a guerra andava bem acirrada com o Playstation 2 (Sony), Game Cube (Nintendo), Neo Geo (SNK) e o Dreamcast (Sega). Todas japonesas. No caso da Dreamcast, a Sega nem chegou a ser uma concorrência, pois a produção do console foi encerrada antes mesmo do ingresso da Microsoft nesse segmento.

A Microsoft sabia bem onde estava pisando. A força do Xbox não estava necessariamente na força do seu produto, que era bom, embora tenha enfrentado alguma resistência inicial diante do tamanho do controle (para alguns gamemaníacos era grande demais).  O temor das concorrentes era o que esperar da Microsoft e sua capacidade de criar softwares. Mais do que isso: o que esperar de uma empresa com amplo conhecimento em conexão em rede de banda larga?

A Microsoft sabia bem onde estava pisando e entendeu o desejo dos jogadores em ampliar a fronteira do jogo para um ambiente virtual. Antes do Xbox, o Dreamcast já possuía tal recurso, mas a empresa, como já dito anteriormente, retirou-se do mercado de consoles. Em 2002, a Xbox já possuía a sua versão com conexão em rede ao lado daquela que se tornaria a sua maior concorrente, no caso o Playstation.

Ao entrar no mercado, a empresa percebeu que não tinha o mesmo know how das concorrentes. Por outro lado, nenhuma possuía a experiência no ambiente virtual da Microsoft. A aposta foi precisa e a empresa cresceu nesse segmento.

Os jogadores se empolgaram com a ideia da criação do jogo em rede. Afinal, era fantástica a ideia de vencer um jogador do outro lado do mundo e, claro, fazer amizades via chat falado. A Microsoft apresentou um modelo mais bem desenhado e com um servidor para jogo em rede de maior capacidade. Se a Sony oferecia o ingresso gratuito a sua rede, a Microsoft cobrava, mas era mais eficiente na oferta desse serviço.

Depois veio o Xbox 360 e a conectividade ampliou. No entanto, havia uma novidade no ar: o Kinect. A Nintendo foi a primeira a ingressar no mercado de games sem o uso do tradicional controle e foi acompanhada de perto pela Sony. A Microsoft, de novo, foi além.

Ela aprimorou o sensor de movimento e entregou ao mercado um produto sem a necessidade de um dispositivo. O corpo era o controle do jogador.

Alguns especialistas dizem que o Kinect e os outros jogos sem o velho controle atraíram a atenção do público feminino, que queriam jogos com mais movimentos e que descarregam energia. Era como se fosse uma academia dentro de casa.

No Xbox One, a tecnologia foi aprimorada, mas é muito cedo para falar da real capacidade do novo produto. Agora, o cenário de outros consoles praticamente ficou para trás e polarizou entre a americana Microsoft e a japonesa Sony. A empresa que foi de Gates recolocou os Estados Unidos no mapa dos videogames. E com muita força.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]