As recorrentes notícias sobre a decadência do setor de shopping center nos Estados Unidos, reforçadas por imagens de centros de compras abandonados, não significam que não existam empreendedores interessados em investir pesado no setor. A Triple Five, dona do Mall of America, o 2º maior shopping dos Estados Unidos, anunciou um complexo de entretenimento e compras na Florida que, quando pronto, será o maior empreendimento do gênero no mercado americano e um dos maiores do mundo, gerando 25 mil empregos.
O American Dream Miami será construído em uma área de 200 acres no condado de Miami-Dade e demandará por volta de US$ 4 bilhões em investimentos. Os planos iniciais incluem, além do que já se espera de um shopping center, uma ala com casas de espetáculos, um centro de artes, um parque de diversões indoor e outdoor com direito a várias montanhas-russas, a maior descida de esqui indoor do mundo, um parque aquático com praia artificial, um rinque de patinação, shows de leões marinhos, uma vila art dèco com restaurantes e lojas, um lago com recifes de coral reais, aquário e passeios de submarino, uma imensa roda-gigante, mini-golfe, fontes de água dançantes, um museu, hotel e condomínio de luxo.
O novo shopping, que ainda depende da emissão de licenças pela prefeitura local, já gera polêmica. A colunista Fabiola Santiago, do Miami Herald (o principal jornal da região), por exemplo, entende que, embora o shopping possa vir a gerar a quantidade de empregos prometida, serão empregos que pagam pouco, e o empreendimento poderá ter um efeito nefasto sobre a qualidade de vida na região, complicando ainda mais o trânsito nas estradas que circundarão o mall.
Leia mais:
Shopping Centers – Nova realidade, novas demandas