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Chamar a atenção do consumidor em um mar de opções: ter estratégia para TVs conectadas

Chamar a atenção do consumidor em um mar de opções: ter estratégia para TVs conectadas

Samsung Ads usa tecnologia e dados das TV Conectadas para segmentar e contextualizar publicidade, mantendo a relevância para os consumidores

A TV Conectada (também conhecida como Smart TV ou TV por streaming) revolucionou o modo como o conteúdo é consumido e interagido, e trouxe novas oportunidades para as marcas se engajarem com seus consumidores.

Há cerca de seis anos a Samsung entendeu que havia um movimento de mudança no comportamento de consumo de conteúdo. Entendendo esse movimento, a companhia decidiu abrir, inicialmente no mercado norte-americano, um novo serviço voltado à oferecer uma experiência contextualizada para consumidores e eficiente para as marcas, a Samsung Ads.

“Foi um exercício de pensar na maneira de consumir conteúdo, antigamente se consumia muito mais conteúdo em TV aberta, em TV fechada, mas hoje também se consome muito conteúdo em plataformas de streaming”, explica Lucca Rossini, head de Sales da Samsung Ads no Brasil.

Entendendo esse movimento, no mercado norte-americano, a Samsung iniciou esse serviço nos Estados Unidos, considerado um mercado mais amadurecido tanto para a publicidade quanto de consumo em diferentes plataformas. Após expandir para a Europa, a companhia levou o braço de venda de publicidade, Samsung Ads, para o resto do mundo em países com um grau de maturidade semelhante, como México e Brasil, Ásia e Oceania.

A TV Conectada promove outro engajamento com os consumidores. Confira os diferenciais:

Segmentação Avançada:

Ao contrário da televisão tradicional, que transmite o mesmo anúncio para todos os espectadores de um programa, a TV Conectada permite a segmentação de anúncios baseada em dados do usuário. Isso significa que as marcas podem direcionar suas mensagens publicitárias para públicos mais específicos, aumentando a relevância e, consequentemente, o engajamento.

Interatividade:

As Smart TVs permitem que os usuários interajam com o conteúdo de maneira mais dinâmica. Anúncios podem incluir recursos interativos, como a capacidade de clicar para obter mais informações ou até mesmo realizar uma compra diretamente.

Mensuração e Análise:

Com a TV Conectada, é possível obter métricas detalhadas sobre quem está assistindo, quanto tempo assistem e como interagem com os anúncios. Isso oferece às marcas insights valiosos sobre o desempenho de suas campanhas e permite ajustes em tempo real.

Conteúdo Personalizado:

As recomendações baseadas em algoritmos podem ajudar a direcionar os consumidores para conteúdos que se alinhem aos seus interesses, tornando mais provável o engajamento com anúncios relacionados.

Integração com Outras Plataformas:

A TV Conectada pode ser facilmente integrada a outros dispositivos e plataformas digitais, como smartphones e tablets. Isso cria uma experiência omnicanal, onde os consumidores podem iniciar uma ação na TV e concluí-la em outro dispositivo.

Flexibilidade de Formatos:

Seja por meio de vídeos curtos, anúncios de longa duração ou conteúdo patrocinado, as marcas têm uma ampla variedade de formatos à disposição para engajar os consumidores de maneira criativa.

A TV Conectada combina a poderosa visibilidade da televisão tradicional com a precisão, interatividade e mensurabilidade do marketing digital. Para as marcas, isso representa uma oportunidade inigualável de engajamento profundo e significativo com os consumidores, potencializando os resultados das campanhas publicitárias, destaca Rossini.

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Conheça os principais formatos de OTTs

Para entender como a TV Conectada pode estar a favor de marcas e da experiência dos consumidores, primeiro é preciso entender quais são seus principais formatos. OTT é a sigla para over the top, que significa acima do topo e se refere a uma maneira de transmitir conteúdo em vídeo pela internet, sem precisar da transmissão tradicional realizada pelas televisões. São três famílias de plataformas de OTT:

SVODs: plataformas em que se paga para consumir conteúdo sob demanda e majoritariamente não possuem publicidade, e o custo é basicamente o da assinatura.

AVODs: plataformas em que não se paga para acessar o conteúdo, mas em contrapartida, os espectadores são impactados com publicidade dentro do ecossistema.

Portable Streaming TV: em que também você é preciso pagar para acessar o conteúdo, e entrega conteúdo que majoritariamente não é sob demanda, mas um conteúdo linear, com a grade pré-definida e também é impactado por publicidade.

Mudança de formato muda perfil do telespectador:
quem é o Consumidor Turista

O consumidor turista é, basicamente uma metáfora, um termo que a Samsung Ads construiu a partir de toda a mudança de comportamento de conteúdo que aconteceu com os diversos tipos de consumidores, e os perfis podem se mesclar. Os consumidores podem ter comportamentos de mais de um tipo de perfil ao mesmo tempo.

Existem quatro perfis, os turistas de gênero, que consomem até aproximadamente cinco gêneros de conteúdo por mês.

Os turistas de plataforma, que são aqueles que navegam entre as plataformas, buscando novidades e tendências. O turista de plataforma pode consumir conteúdo tanto na televisão quanto nas redes sociais, e independe do meio, pode ser no tablet, no mobile, no computador ou na televisão.

Os consumidores turistas de streamings, que navegam em diversas plataformas de streaming por mês e são considerados difíceis de fidelizar. O turista de streaming é o consumidor que fica rodando essas plataformas e consumindo conteúdos de acordo com o seu interesse, independentemente de onde esse conteúdo se encontra.

E o turista linear, que ainda consome conteúdo linear – o produzido em geral pelas TVs abertas e fechadas tradicionais, que possui uma grade de programação pré-definida em que o consumidor precisa adequar seu horário para assistir a um determinado programa. No entanto, o turista linear navega, em média, por 15 canais por mês.

Como conquistar a atenção dos consumidores

Como a publicidade pode trabalhar para conquistar a atenção no meio de tanta informação, com a audiência a cada dia está em mais plataformas e mais meios e mais canais. “Hoje em dia é muito difícil se diferenciar de sua audiência, que está super fragmentada. O grande diferencial que buscamos na Samsung Ads é a possibilidade de conseguir contextualizar e personalizar a entrega neste novo meio, de TV Conectada”.

Para Rossini, este é o melhor de dois mundos ao trazer o melhor da TV com a comunicação entregue na maior tela da casa, mas também traz o melhor do digital. “Todas as etapas do processo daquela entrega são metrificadas para tirar vantagem dentro de um ecossistema tão competitivo. Na Samsung Ads utilizamos o ACR”, explica.

ACR é o reconhecimento automático de conteúdo. A partir do momento em que o televisor é ligado, toda a jornada de consumo de conteúdo daquele device, a Samsung Ads começa a acompanhar a jornada de consumo desse conteúdo. “É um aplicativo de identificação de imagens que capta de 3 a 5 segundos em média e essa informação é enviada para um banco de dados que a mastiga e devolve pra um time que analisa esses relatórios e criam parâmetros de audiência para as marcas”, explica Rossini.

O recurso permite saber qual o canal que a pessoa está consumindo, qual é o programa dentro daquele canal que está sendo consumido, qual o gênero, se o conteúdo é linear, está na TV aberta ou sob demanda, ou em alguma plataforma de streaming. O ACR também permite identificar qual o tamanho do device, qual a internet que alimenta este televisor e o que está plugado no hardware.

“Eu consigo fazer um raio-X completo daquele ecossistema dentro daquele raio. Isso entrega precisão e contextualização para as marcas. Então, eu consigo garantir efetividade junto a uma determinada audiência, combinando granularidade com escala”, destaca o executivo.

Com isso as marcas conseguem estar na principal tela da casa de maneira contextualizando, fragmentando a entrega, com precisão e escala. “Isso é um grande diferencial para o mercado e para a indústria de publicidade, olhando para o ecossistema do CTV dentro da Samsung”, argumenta o head of sales da Samsung Ads.

Essa tecnologia pode levantar questões sobre privacidade, considerando o volume de dados e informações intimas dos hábitos de uso. Rossini ressalta que não há quebra demográfica dos dados, somente o consumo contextual do hardware. Além disso, os clientes de TV da Samsung Ads têm a uma opção de opt in para permitir a coleta de dados daquele novo device, e não trabalha com dados pessoais, não há nenhuma relação com o indivíduo, são dados do hardware.

“Analisar a jornada para clusterizar e construir uma audiência a partir do consumo de conteúdo. Pensando em legislação, a Samsung Ads é uma empresa que está super em conformidade e segue todas as premissas”, explica Rossini.

A Samsung já vendeu 15 milhões de TV conectadas, que possuem essa tecnologia para publicidade que a Samsung Ads oferece. “A avaliação é de que cada vez mais as pessoas estão migrando para um ambiente conectado. Isso não significa se que as pessoas estão deixando de consumir conteúdo linear, mas em diferentes momentos, e dentro do ecossistema conectado”, pontua o executivo.

Conheça o Mundo do CX

“Acredito que isso aconteça por vários motivos, mas principalmente porque a tomada de decisão está na mão das pessoas literalmente no controle, e definem o que eles querem e quando querem”. Um exemplo está nas próprias características de consumo, indica a Samsung Ads: mais de 30% da base das Smart TVs da Samsung assiste apenas streaming.

Como as marcas podem montar planos e estratégias para escolher os meios que façam mais sentido dentro desse contexto de hiper comodidade do consumidor. “As marcas têm um portfólio de opções infinitas e diversos meios, diversos produtos e possibilidades. A marca dentro da jornada tem que entender o consumidor com quem ela quer conversar. A partir do momento que ela entende e sabe quem é o seu consumidor, o próximo passo é conhecer a jornada de consumo deste consumidor”, finaliza Rossini.

Como se conectar com seus clientes na TV Conectada

Conheça as principais estratégias recomendadas para as marcas se destacarem na TV Conectada:

Conheça Seu Consumidor:

Antes de tudo, as marcas devem ter uma clara compreensão de quem são seus consumidores-alvo e o que os motiva.

Entenda a Jornada do Consumidor:

Com as ferramentas e análises fornecidas por plataformas como a Samsung Ads, as marcas podem traçar a jornada de consumo de conteúdo de seu público-alvo e identificar pontos de contato ideais.

Personalize a Comunicação:

Utilize as capacidades de segmentação para entregar mensagens que se alinham com os interesses e comportamentos de visualização do consumidor.

Opte por um Mix de Mídia:

Reconheça que os consumidores estão em várias plataformas e meios. A TV Conectada é apenas uma peça do puzzle, por isso, integre-a com outras formas de publicidade para uma abordagem omnicanal.

Monitore e Ajuste:

Utilize as métricas fornecidas para monitorar o desempenho da campanha e fazer ajustes conforme necessário.

Priorize a Privacidade:

Garanta que qualquer coleta de dados e segmentação esteja em conformidade com as leis de privacidade e seja transparente com os consumidores sobre como seus dados são usados.



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