/
/
Artigo: O tuíte de 1 bilhão de dólares

Artigo: O tuíte de 1 bilhão de dólares

A era digital impacta todo o comportamento da sociedade – até mesmo quando se trata de conflitos geopolíticos. Entenda em artigo exclusivo de Natanael Sena

No início do mês, quando tudo parecia dentro dos padrões, uma discussão iniciada pelo Twitter gerou conflitos diplomáticos entre Canadá e Arábia Saudita. Após a prisão da ativista Samar Badawi no país do oriente médio, Chrystia Freeland (ministra de Relações Exteriores do Canadá) fez o seguinte tuíte:


Endossado em um posterior comunicado feito pelo governo canadense e pelo Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá.

O tuíte foi visto como uma afronta pelos comandantes da Arábia Saudita, que rapidamente responderam, solicitando que o embaixador canadense deixasse o país saudita no prazo de 24h.

Além disso, novos acordos comercias foram barrados, voos para o Canadá feitos pela estatal saudita deixaram de acontecer a partir de segunda-feira (13/08) e programas de intercâmbio (que devem afetar aproximadamente 15 mil alunos) foram cortados.

Para se ter uma ideia, apenas com a exportação que deixa de ser realizada (a Arábia Saudita compra armas e carros do Canadá), o impacto aproximado é de US$ 1 bilhão.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Esse conflito demonstra nitidamente um avanço na nossa forma de se relacionar, comunicar e governar, jamais imaginado poucos anos atrás. Em questão de segundos a seguinte escala de formação de conflito foi vista:

– Emissão pública de um parecer sobre algo que envolva outras pessoas;
– Pessoas envolvidas se sentem ofendidas;
– Parte envolvida responde de forma ríspida com base em suas crenças/vivências;
– Impasse no entendimento;
– Formação de um conflito

Parece comum para você? Para mim, sim, basta abrimos nosso Facebook. Estamos em época de debates dos candidatos a presidência do Brasil e tem sido uma rotina acompanhar o evento na televisão e ao mesmo tempo as publicações nas redes sociais.

O debate já transcendeu o espaço físico de onde acontece, ele é real, mesmo sendo virtual, ele acontece na minha sala de estar, às vezes no meu quarto e também na rua, pode estar acontecendo dentro de ônibus ou estações de metro e o melhor, tudo ao mesmo tempo com todo mundo participando.

Não existe mais espaço físico, nem limitações de ambientes ou fronteiras. As formalidades e protocolos cada vez mais deixam de existir.

Nós carregamos o cenário a nossa volta dentro do nosso bolso e basta apertar alguns botões para acessá-lo e começar a transformá-lo.

*Natanael Sena é fundador do Vai de Fusca e está em uma temporada no Canadá

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]