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Tudo por assinatura: as novas estratégias da Porto Seguro

Tudo por assinatura: as novas estratégias da Porto Seguro

Após o crescimento de veículos por assinatura, a companhia dá mais um passo para trazer acesso e conveniência aos consumidores, agora com o Tech Fácil

Sonhos! Antigamente quase sempre eram relacionados à propriedade. Sonhos como “o da casa própria”, e o “do primeiro carro” foram por muito tempo os grandes objetivos de muita gente.

Mas a tecnologia e a infinidade de produtos disponíveis no mundo moderno fizeram com que essa lista de desejo aumentasse. Só que agora, com um enorme diferencial: sem vínculo de posse, afinal, há um nicho cada vez maior de consumidores que querem apenas ‘usar’ ao invés de ‘ter’.

Alô, desapego!

Surfando nessa tendência de consumo, a Porto Seguro vem investindo em diversas soluções que trabalham a experiência ao invés da posse, aliado com o objetivo da companhia em estar no dia a dia das pessoas, com produtos que atendem a essa nova demanda de consumo, em mercados até então tradicionais, como veículos, celulares, entre outros.

“Entendemos que as pessoas não querem comprar, mas sim viver a experiência. Como a de ter um carro, por exemplo. E se podemos criar acesso a uma experiência de ter que é melhor do que comprar, isso é um produto que faz sentido para nós. É neste ponto que conseguimos sensibilizar o cliente”, analisa Marcos Loução, vice-presidente da Porto Seguro.

Tech Fácil

A companhia lançou recentemente um plano de assinatura anual para smartphones de última geração da Samsung que permite a troca por um aparelho novo a cada renovação contratual. O seguro já está incluso na mensalidade fixa, a partir de R$ 209,00, e o plano não compromete o limite do cartão com todo o valor do aparelho, apenas da mensalidade.

“A receptividade do produto no mercado realmente nos surpreendeu já em fevereiro, mês do lançamento piloto, quando atingimos a meta esperada para o ano. Isso reforça a grande aderência do consumidor a esse novo modelo de negócio. Nossa visão de futuro é trazer outros aparelhos, como notebooks, para a plataforma do Tech Fácil, conta Marcos.

Mas, se mesmo os perfis mais ‘desapegados’ podem sucumbir ao desejo de comprar, a novidade permite que ao final de 12 meses o cliente possa adquirir o aparelho alugado por até 40% do valor do lançamento.

Carro Fácil

A facilidade para quem busca o fator “zero estresse” também vem ganhando adesão crescente com o Porto Seguro Carro Fácil, programa de assinatura de automóveis 0 km com contratos de 12, 18 e 24 meses.

O pacote inclui benefícios como seguro (com até 700 mil de cobertura para terceiros), manutenções preventivas, carro reserva 24h, documentação, licenciamento e IPVA, além do serviço de leva e traz para revisões programadas na concessionária.

“O Carro Fácil surgiu ao identificarmos uma dor comum a muitas pessoas que queriam adquirir um carro: desde a escolha, até as preocupações com os trâmites burocráticos e taxas de juros de financiamento – isso gera um processo de ansiedade que muitos preferem evitar”, conta o executivo.

Em 2020 o programa de assinaturas teve crescimento de mais de 36% em receita e aumento de 20% em novas adesões. Hoje opera nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e deverá expandir a cobertura para Belo Horizonte já no próximo semestre.

“Queríamos um produto que oferecesse apenas a parte boa do veículo. Você paga a mensalidade, coloca combustível e sai com ele. Todo o resto a Porto Seguro faz”, explica Loução.

No término do contrato, o automóvel é simplesmente devolvido e o cliente pode optar por um outro 0km, escolhendo um novo modelo, de acordo com o seu atual momento de vida.

“É facilidade e menos desgastes com dores que envolvem a compra e venda. A pessoa não se preocupa com o valor depreciado, ou para quem vai vender o automóvel. E isso é sobre colocar o cliente no centro de tudo de verdade, cultura que sempre fez parte do DNA da Porto”, complementa.

Reppara!

E se o carro por assinatura foi a grande oportunidade para que muita gente assumisse o piloto, esse modelo de negócios também veio para tornar menos preocupante as surpresas indesejadas dentro de nossas casas.

O Reppara! foi o primeiro plano de assinatura mensal para serviços emergenciais em residências de todo o País. Com mensalidades a partir de R$ 19,90, disponibiliza consertos hidráulicos, elétricos, de eletrodomésticos, desentupimentos e chaveiros 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. A contratação e o acionamento é totalmente online e o cliente tem todo mês um serviço disponível.

“Nos colocamos como uma empresa de resolução de problemas em todas as suas faces porque o que nos orienta é deixar nossos clientes seguros. Se o microondas ou geladeira precisam ser consertados, nós vamos consertar mesmo no domingo à tarde”, lembra o executivo.

Porto Cuida

Na área de saúde, por R$19,90/mês, o Porto Cuida mira para a democratização do acesso. Vale reforçar que não se trata de um plano médico convencional, mas de uma assinatura que dá acesso a descontos em consultas, exames e medicamentos, além de coberturas para acidentes pessoais e auxílio funeral. A contratação é totalmente online e não conta com carência ou fidelidade. E o Porto Cuida do cliente e de mais duas pessoas de qualquer idade em uma única assinatura.

Bllu

Das novidades de assinaturas da Porto, quem vem ganhando maior notoriedade é o Bllu, um seguro auto mensal desenvolvido para promover a inclusão securitária de pessoas que atualmente não contam com seguro para o carro.

O produto, lançado no primeiro trimestre deste ano, conta com contratação online, atendimento digital e mais flexibilidade, por ser assinatura. “Aceitamos veículos de passeio nacionais de até R$ 50 mil, de 0km até 25 anos e que são de uso particular. Atualmente, o Bllu está disponível nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e a expectativa é levarmos essa solução para mais estados do Brasil ainda esse ano”, conclui.

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