Na última edição da Consumidor Moderno, publicamos um estudo exclusivo que revela quais as marcas mais amadas pelo público. Em parceria com a ECGlobal, o CIP (Centro de Inteligência Padrão) entrevistou uma amostra de 1.700 pessoas para descobrir as marcas preferidas de cada segmento e quais os motivos que as levavam a optar por uma empresa específica.
Hoje, esses consumidores se identificam com os valores trazidos pelas marcas e por suas inovações. Ter a oportunidade de realizar um serviço por meio de um aplicativo traz um sentimento de que a marca está se esforçando para satisfazer o desejo deste consumidor, já habituado ao ambiente digital. Por outro lado, há quem não abra mão da credibilidade de marcas consagradas.
No segmento de Seguros e Planos de Saúde, a Porto Seguro foi a premiada. A empresa é um modelo de transformação digital em seu ramo. A marca conta com diversas novidades que facilitam o cotidiano de seus segurados e pacientes.
Os pontos fortes da Porto Seguro
Celeiro de ideias, o Oxigênio, hub de inovação da Porto Seguro, deu origem recentemente a uma das últimas novidades da marca: a Livance, startup de compartilhamento de consultórios médicos inteligentes. Baseados no modelo pay per use, o sistema permite reduzir os custos fixos com locação e mão de obra para atendimento.
Com essa facilidade, os médicos podem se deslocar para perto dos seus clientes conforme a demanda, facilitando o encontro entre o prestador de serviço e o consumidor. No app, os profissionais controlam suas agendas, recebem notificações e acompanham seus pacientes na sala de espera virtual.
“Nessa parceria com os consultórios inteligentes, os médicos possuem à disposição um ambiente diferenciado para atender pelo tempo necessário, no local que fica mais cômodo para eles e para os clientes”, diz o diretor do Porto Seguro Saúde, Marcelo Zorzo.
Confira abaixo a entrevista com Felipe Milagres, diretor de Marketing, Comunicação e Clientes da Porto Seguro:
CONSUMIDOR MODERNO – Pode citar iniciativas e/ou inovações recentes que agradaram em cheio o consumidor?
Felipe Milagres – A campanha Trânsito+gentil ,que começou em 2010, é sinal do carinho que o público tem com a Porto Seguro. Hoje são quase 15 mil seguidores no Twitter e mais de 500 mil adesivos distribuídos, muitos deles colados nos carros dos motoristas que prezam por um trânsito com mais respeito. No ano passado, o aplicativo Trânsito+gentil foi lançado. O app dá descontos no Seguro Auto e premia os melhores motoristas de cada mês. Hoje, mais de 1 milhão de motoristas já utilizam o app, disseminando a boa conduta nas ruas.
A “Psicologia Viva” é outro exemplo, pois oferece aos segurados de todo o país serviço de atendimento psicológico online que pode se realizado Via smartphone, tablet, notebook ou por qualquer computador com câmera. O Porto Seguro Saúde ainda promove diversos programas de promoção à saúde, com o objetivo de acolher de forma personalizada os segurados, além de trazer melhoria na qualidade de vida, com foco em ações para conquista de uma saúde melhor e não apenas tratar a doença.
Outra novidade que ganhou bastante adesão por parte dos clientes foi o lançamento do canal de atendimento Porto Seguro Cartões no Apple Business Chat (ABC). Com a novidade, os seguintes serviços estão disponíveis para os clientes: limite total e disponível, desbloqueio de cartão, consulta de pontos do Programa de Relacionamento, código de barras para pagamento, solicitação da 2a via da fatura, entre outros.
CM – O que o consumidor não tolera?
MZ – Preferimos falar do que o consumidor busca. O consumidor busca atualmente no mercado: uma empresa antenada, transparente, que atenda seus anseios, mas que, ao mesmo tempo, passe credibilidade. E que garanta sua proteção, mas que, além disso, proporcione um atendimento completo, com serviços adicionais.
CM – É mais difícil ser amado em tempos de consumidores mais exigentes e de redes sociais?
MZ – Acreditamos que sempre teve uma exigência por parte dos clientes. No entanto, as redes sociais possuem um papel essencial para disseminar com agilidade as informações, tanto positivas, quanto negativas. Portanto, se a companhia for bastante elogiada, logo isso impactará em uma boa impressão da marca para os outros usuários da rede.
*Entrevista por Raphael Coraccini
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