Há anos o setor supermercadista espera pela grande revolução que fará os clientes comprarem online e, periodicamente, surgem negócios que tentam fazer essa tendência acontecer. Ao longo do tempo, o que se viu foram experiências tímidas e pouco sucesso. Para Sucharita Mulpuru, vice presidente da Forrester Research e especialista no varejo online, nada indica que esse cenário mudará nos próximos anos.
“As compras em supermercados não migrarão para o online tão cedo. Esse é um dos segmentos com menor presença digital e, ao menos por enquanto, encontra-se distante das grandes transformações que outros setores, como música e vídeo, passaram”, afirma. Segundo ela, a inovação no setor supermercadista não envolve tanto as vendas online, mas sim o uso de pontos de contato digitais para conectar vendedores e clientes.
“Tecnologias como RFID, etiquetas digitais, self checkouts e o uso de smartphones e tablets no chão de loja criam novas experiências e levam para o PDV diversas oportunidades de personalização, fidelização e mídia”, comenta. Para Sucharita, porém, por mais que a adoção de celulares tenha explodido no mundo todo e feito dos smartphones o principal dispositivo de computação em vários mercados, ainda não existem padrões de uso de tecnologias mobile nas lojas.
“Isso gera muitos desafios ligados a custo e complexidade. Os varejistas que mais se destacarão serão aqueles que usarem as informações obtidas nas lojas para conhecer melhor seus clientes e desenvolver melhores estratégias de marketing e comunicação”.
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