/
/
Tubaína: o que é bom é pra sempre

Tubaína: o que é bom é pra sempre

Tubaína é a característica do refrigerante, como os de cola, por exemplo. Mas esta palavra tem mais história para apresentar

O nome foi utilizado pela primeira vez em 1898, com a produção da “Cotubaína”, em Piracicaba. A mais antiga com a marca no rótulo é a Etubaína Orlando, produzida desde 1913. Mas a marca só foi registrada pela Ferráspari, em 1934: o nome surgiu na empresa em 1932 com a bala Turbaína, quando a companhia ainda tinha o nome de Canedese & Cia.

 O refrigerante de guaraná com cor de caramelo e sabor de tutti-frutti produzido pela Ferráspari, remetia ao doce, daí a ideia de chamar o refrigerante pelo mesmo nome. Então, em 1932 nasce o guaraná Turbaína.

Entre as décadas de 40 e 50, outras empresas passaram a usar o nome Tubaína, graças a uma autorização da Ferráspari. Esta reprodução da marca por outras companhias fez com que o nome se propagasse por todo o país rapidamente. É aí que surgem marcas como a Itubaína, Taubaína, Tubaína Conquista, Tubaína Funada, Simba, Tubaína Baré, entre outras.

Todas as fábricas são coordenadas por um sistema unificado de gestão, que cuidará do fornecimento da fórmula concentrada e também do marketing do produto. Esta atitude tem o objetivo de gerar uma única imagem em torno da marca e criar um refrigerante brasileiro.
As fábricas que aderiram ao sistema proposto pela Ferráspari seguem algumas diretrizes, como a produção com concentrado único, usando formato de embalagem e rótulos padronizados, dentro de normas e condições estabelecidas pela gestora, e distribuir em território definido.

Em 2011 a Ferráspari decidiu voltar a produzir a Turbaína e, depois de realizar uma pesquisa com os consumidores, percebeu que poderia voltar ao nome que caracteriza o produto: Tubaína.

Tubaína Bar

Fundado em julho de 2009, o Tubaína é um bar especializado em refrigerantes regionais que são produzidos por pequenos fabricantes, principalmente do interior de São Paulo.

A ideia é trazer um pouco do ambiente interiorano ao bar e isso é perceptível desde o momento em que você entra no local até a hora de escolher o que vai beber e comer.

Para acompanhar os vários tipos de tubaína, pratos interioranos e um pouco de álcool na mistura que já criou mais de 20 drinques exclusivos da casa.

O Tubaína Bar fica na Rua Haddcok Lobo, 74. São Paulo – www.tubainabar.com.br

Com informações dos portais Tubaínas a Afins, Sabor Brasil e Tubaína Bar.
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]