A Shell Brasil lançou, na última segunda-feira (3), uma campanha com a participação de uma caminhoneira transgênero em ação especial em prol do mês da Diversidade.
Criada há três anos para cuidar de questões relacionadas a inclusão, diversidade sexual e identidade de gênero na Shell Brasil, a TRUEColors, rede LGBTQ+ da companhia, promove diversas ações para estimular a discussão sobre o assunto. A iniciativa “De Causo em Causo”, desenvolvida por Shell Rimula – marca de lubrificantes para caminhões e veículos pesados – traz uma série de quatro vídeos com histórias inspiradoras vividas por caminhoneiros nas estradas. Uma das peças tem como personagem Afrodite, uma caminhoneira transgênero.
Carla Salgueiro, gerente de marketing da Shell, reforça a aproximação com o público a partir da ação.
“A nova campanha de Shell Rimula representa uma ligação mais próxima com o seu público. O produto não só cuida do motor e do caminhão, como também entende que os caminhoneiros têm outras necessidades específicas e enfrentam fantásticas jornadas pessoais. Dessa forma, nosso objetivo também é mostrar uma ótica mais humana, trazendo um lado inusitado e desconhecido dos profissionais que vivem nas boleias”, diz.
Projeto anual
Ao longo do ano, a TRUEColors conta com um cronograma de atividades para gerar engajamento dentre os cerca de 850 colaboradores da Shell no Brasil. O programa interno Buddy Program, por exemplo, estimula a interação dos funcionários com o mundo LGBTQ+.
Com um acampamento e reuniões mensais, as atividades possibilitam que os colaboradores entre em contato com essas pessoas e gerem empatia.
Segundo Yasmin Reis, analista financeira da Shell Brasil e presidente da rede LGBTQ+ da empresa, o objetivo é estimular os colaboradores e fazer com que a companhia se torne referência no mercado. “Conheço pessoas que se candidataram a vagas na Shell por causa do nosso perfil, porque se sentiram acolhidas e identificadas, além de receber o contato de várias empresas que querem entender melhor o que estamos fazendo e como podemos contribuir nesse sentido”, afirma.
Inclusão no dia a dia
Há uma campanha interna para acolher e apoiar os funcionários LGBTQ+ da Shell a partir da distribuição das Plaquinhas de Suporte à Comunidade. A ideia é que todos preencham à mão e tirem fotos para espalhar as mensagens positivas.