Impulsionada pela pandemia e estimulada pela demanda dos clientes por soluções tecnológicas, a transformação digital nas empresas teve e tem um papel muito importante na construção de um novo comportamento de consumo e de relações entre clientes e marcas: mais digitalizado, integrado (Phygital) e humanizado.
Nos últimos anos, empresas de todos os tamanhos se adequaram a essa realidade para seguirem com bons resultados e, sobretudo, ofertando a melhor experiência para seus clientes.
Para avaliar esse período e seu reflexos no mercado corporativo, a Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais da Oi para o mercado corporativo, e a IDC Brasil, multinacional de pesquisa e consultoria, realizaram no dia 28/03, uma coletiva online para apresentação dos resultados da segunda edição do INEXTI, Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação.
O indicador avalia a jornada de 200 decisores de compras de soluções em TI, de empresas brasileiras (acima de 250 funcionários) de diversos segmentos e regiões, trazendo um recorte sobre o nível de excelência e maturidade em tecnologia e inovação dessas empresas.
O evento contou com a participação do Head da Oi Soluções e VP da Oi, Marcelo Leite, e dos executivos da IDC Brasil, Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações para América Latina, e Luciano Ramos, Country Manager Brasil.
Para Marcelo Leite, da Oi, o INEXTI “e uma ferramenta de apoio as empresas. Ele atualiza as empresas em quais caminhos elas devem avançar diante das transformações digitais recorrentes”. Luciano Ramos, complementa: “Em sua segunda edição, o INEXT corrobora o quão importante tem sido o papel da tecnologia e das áreas de TI dentro das empresas e para os negócios, e como essa conscientização tem avançado a cada ano”.
Transformação Digital e os principais destaques do INEXTI
Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações para América Latina da IDC Brasil, foi quem conduziu a apresentação dos principais resultados do INEXTI deste ano. Confira!
Segurança
Sobre segurança, o atual cenário das empresas pesquisadas em relação a sua adoção em TI, revelou um pequeno avanço sobre sua importância dentro das empresas.
Embora o papel do executivo de Segurança da Informação esteja conquistando maior destaque nas organizações, muitas ainda concentram a responsabilidade pela segurança do ambiente aos diretores e gerentes de TI.
A percepção de maturidade é bem maior do que efetivamente um grande salto em adoção de soluções. Veja o gráfico comparativo.
Neste ponto sobre Segurança, a pesquisa destaca que grande parte hoje das empresas, 43%, já fazem a gestão e operação com time próprio; 38% combinam essa aplicação; 15% fazem a gestão com time próprio e a operação com terceirizado e apenas 4% terceirizam.
Vale mencionar que a maioria das empresas revela a necessidade de uma atividade consultiva para a evolução e conformidades em LGPD: 56% já contrataram e 62% pretendem contratar uma consultoria em LGPD.
Adoção de Cloud e Modernização da Infraestrutura
Neste ponto o INEXTI explorou temas sobre a modernização da infraestrutura, perspectivas de adoção de novas tecnologias, monitoração de serviços e jornada para Cloud nas empresas pesquisadas.
O destaque ficou com o ganho de utilização da nuvem nos últimos anos, embora grande parte das empresas ainda rodam suas aplicações mais críticas em ambientes tradicionais.
Numa avaliação de zero a 100, o INEXTI aponta que 58,1 das empresas pesquisadas fazem adoção de cloud e modernização da sua infraestrutura em TI (frente a 54,1 em 2021).
Vale mencionar que o Cloud tem ganhado espaço em workloads críticos para o negócio. E a visão de continuidade dessa adoção para os próximos anos fica evidente, segundo o estudo: 41% das empresas pesquisadas já estão rodando operações críticas em Cloud; 20% estão sendo modernizadas para Cloud e 18% tem planos para isso.
Modelos de Infraestrutura de TI mais utilizados atualmente
O INEXTI revelou que entre as empresas pesquisadas o modelo de infraestrutura para Data Centers hoje está divido em: 85% com Data Center próprio e Data Center On Premise (data centers privados que as empresas possuem internamente) / 39% Data Centers contratado no modelo de Hosting / 12% de Data Center contratado no modelo de Colocation.
Ainda sobre Cloud, 45% no modelo Pública (IaaS ou PaaS) / 46% no modelo Privada On Premisses (IaaS ou PaaS) e 34% no modelo de Nuvem privada hospedada no provedor (IaaS ou PaaS).
Nível de integração e investimentos
Sobre o nível de integração dessas empresas para TI, mesmo com avanços no último ano, o INEXTI aponta que há muito espaço para crescimento, inclusive para investimentos em ampliação de recursos de segurança e habilitação ao trabalho remoto. Veja o gráfico:
O futuro dos Serviços de TI aplicados aos negócios
Por fim, o INEXTI avaliou como as empresas trabalham a gestão do ambiente de TI e aspectos da governança e como o uso de novas tecnologias se relacionam com o negócio e a transformação digital das empresas no futuro.
A pesquisa aponta que há um clara tendência de ampliação de custeio dos serviços de TI pelas áreas de negócio. O desafio e exercer a modalidade de prestação de serviços para dentro da organização.
Bem como o entendimento de todas as áreas de decisão das empresas de que a futura geração de consumidores exigirá uma digitalização maior das empresas, a aplicação e uso de Inteligência Artificial e como isso tudo se torna preponderante para a longevidade dos negócios – que precisam acompanhar a transformação digital recorrente.
Sobre setores mais impactados no futuro, e que seguirão determinando avanços em TI como uma área fundamental em negócios, Luciano Saboia aponta que Financeiro e Varejo, cada um a sua maneira, impulsionarão esse crescimento, e que o setor de Manufatura também poderá intensificar os avanços tecnológicos para empoderar seu negócio nos próximos anos.
Em análise final, Saboia destaca a preocupação que todas as empresas deveriam ter sobre a segurança da informação, que, segundo o especialista deve ser compreendida por todos os níveis das empresas. “Muitos ainda não acreditam serem possíveis alvos de um ataque ou de fraude, por exemplo. E isso é um problema. Por outro lado, as demais áreas de TI avaliadas no estudo demonstram um bom relacionamento com os decisores e estão conquistando maior apoio a cada dia dentro das companhias”, conclui Saboia.
Vale lembrar que qualquer empresa pode acessar o site do INEXT e realizar a aplicação do questionário e receber gratuitamente os resultados do IDC sobre sua adoção tecnológica.