Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como vai a transformação digital nas empresas brasileiras?

Como vai a transformação digital nas empresas brasileiras?

Estudo da Oi Soluções, em parceria com IDC Brasil, destaca como as empresas brasileiras estão se movimentando na adoção de tecnologias e segurança em TI

Impulsionada pela pandemia e estimulada pela demanda dos clientes por soluções tecnológicas, a transformação digital nas empresas teve e tem um papel muito importante na construção de um novo comportamento de consumo e de relações entre clientes e marcas: mais digitalizado, integrado (Phygital) e humanizado.

Nos últimos anos, empresas de todos os tamanhos se adequaram a essa realidade para seguirem com bons resultados e, sobretudo, ofertando a melhor experiência para seus clientes.

Para avaliar esse período e seu reflexos no mercado corporativo, a Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais da Oi para o mercado corporativo, e a IDC Brasil, multinacional de pesquisa e consultoria, realizaram no dia 28/03, uma coletiva online para apresentação dos resultados da segunda edição do INEXTI, Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação.

O indicador avalia a jornada de 200 decisores de compras de soluções em TI, de empresas brasileiras (acima de 250 funcionários) de diversos segmentos e regiões, trazendo um recorte sobre o nível de excelência e maturidade em tecnologia e inovação dessas empresas.

O evento contou com a participação do Head da Oi Soluções e VP da Oi, Marcelo Leite, e dos executivos da IDC Brasil, Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações para América Latina, e Luciano Ramos, Country Manager Brasil.

Para Marcelo Leite, da Oi, o INEXTI “e uma ferramenta de apoio as empresas. Ele atualiza as empresas em quais caminhos elas devem avançar diante das transformações digitais recorrentes”. Luciano Ramos, complementa: “Em sua segunda edição, o INEXT corrobora o quão importante tem sido o papel da tecnologia e das áreas de TI dentro das empresas e para os negócios, e como essa conscientização tem avançado a cada ano”.

Transformação Digital e os principais destaques do INEXTI

Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações para América Latina da IDC Brasil, foi quem conduziu a apresentação dos principais resultados do INEXTI deste ano. Confira!

Segurança

Sobre segurança, o atual cenário das empresas pesquisadas em relação a sua adoção em TI, revelou um pequeno avanço sobre sua importância dentro das empresas.

Embora o papel do executivo de Segurança da Informação esteja conquistando maior destaque nas organizações, muitas ainda concentram a responsabilidade pela segurança do ambiente aos diretores e gerentes de TI.

A percepção de maturidade é bem maior do que efetivamente um grande salto em adoção de soluções. Veja o gráfico comparativo.

fonte: IDC

Neste ponto sobre Segurança, a pesquisa destaca que grande parte hoje das empresas, 43%, já fazem a gestão e operação com time próprio; 38% combinam essa aplicação; 15% fazem a gestão com time próprio e a operação com terceirizado e apenas 4% terceirizam.

Vale mencionar que a maioria das empresas revela a necessidade de uma atividade consultiva para a evolução e conformidades em LGPD: 56% já contrataram e 62% pretendem contratar uma consultoria em LGPD.

Adoção de Cloud e Modernização da Infraestrutura

Neste ponto o INEXTI explorou temas sobre a modernização da infraestrutura, perspectivas de adoção de novas tecnologias, monitoração de serviços e jornada para Cloud nas empresas pesquisadas.

O destaque ficou com o ganho de utilização da nuvem nos últimos anos, embora grande parte das empresas ainda rodam suas aplicações mais críticas em ambientes tradicionais.

Numa avaliação de zero a 100, o INEXTI aponta que 58,1  das empresas pesquisadas fazem adoção de cloud e modernização da sua infraestrutura em TI (frente a 54,1 em 2021).

Vale mencionar que o Cloud tem ganhado espaço em workloads críticos para o negócio. E a visão de continuidade dessa adoção para os próximos anos fica evidente, segundo o estudo: 41% das empresas pesquisadas já estão rodando operações críticas em Cloud; 20% estão sendo modernizadas para Cloud e 18% tem planos para isso.

Modelos de Infraestrutura de TI mais utilizados atualmente

O INEXTI revelou que entre as empresas pesquisadas o modelo de infraestrutura para Data Centers hoje está divido em: 85% com Data Center próprio e Data Center On Premise (data centers privados que as empresas possuem internamente) / 39% Data Centers contratado no modelo de Hosting / 12% de Data Center contratado no modelo de Colocation.

Ainda sobre Cloud, 45% no modelo Pública (IaaS ou PaaS) / 46% no modelo Privada On Premisses (IaaS ou PaaS) e 34% no modelo de Nuvem privada hospedada no provedor (IaaS ou PaaS).

Nível de integração e investimentos

Sobre o nível de integração dessas empresas para TI, mesmo com avanços no último ano, o INEXTI aponta que há muito espaço para crescimento, inclusive para investimentos em ampliação de recursos de segurança e habilitação ao trabalho remoto. Veja o gráfico:

O futuro dos Serviços de TI aplicados aos negócios

Por fim, o INEXTI avaliou como as empresas trabalham a gestão do ambiente de TI e aspectos da governança e como o uso de novas tecnologias se relacionam com o negócio e a transformação digital das empresas no futuro.

A pesquisa aponta que há um clara tendência de ampliação de custeio dos serviços de TI pelas áreas de negócio. O desafio e exercer a modalidade de prestação de serviços  para dentro da organização.

Bem como o entendimento de todas as áreas de decisão das empresas de que a futura geração de consumidores exigirá uma digitalização maior das empresas, a aplicação e uso de Inteligência Artificial e como isso tudo se torna preponderante para a longevidade dos negócios – que precisam acompanhar a transformação digital recorrente.

Sobre setores mais impactados no futuro, e que seguirão determinando avanços em TI como uma área fundamental em negócios, Luciano Saboia aponta que Financeiro e Varejo, cada um a sua maneira, impulsionarão esse crescimento, e que o setor de Manufatura também poderá intensificar os avanços tecnológicos para empoderar seu negócio nos próximos anos.

Em análise final, Saboia destaca a preocupação que todas as empresas deveriam ter sobre a segurança da informação, que, segundo o especialista deve ser compreendida por todos os níveis das empresas. “Muitos ainda não acreditam serem possíveis alvos de um ataque ou de fraude, por exemplo. E isso é um problema. Por outro lado, as demais áreas de TI avaliadas no estudo demonstram um bom relacionamento com os decisores e estão conquistando maior apoio a cada dia dentro das companhias”, conclui Saboia.

Vale lembrar que qualquer empresa pode acessar o site do INEXT e realizar a aplicação do questionário e receber gratuitamente os resultados do IDC sobre sua adoção tecnológica.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]