Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como vai a transformação digital nas empresas brasileiras?

Como vai a transformação digital nas empresas brasileiras?

Estudo da Oi Soluções, em parceria com IDC Brasil, destaca como as empresas brasileiras estão se movimentando na adoção de tecnologias e segurança em TI

Impulsionada pela pandemia e estimulada pela demanda dos clientes por soluções tecnológicas, a transformação digital nas empresas teve e tem um papel muito importante na construção de um novo comportamento de consumo e de relações entre clientes e marcas: mais digitalizado, integrado (Phygital) e humanizado.

Nos últimos anos, empresas de todos os tamanhos se adequaram a essa realidade para seguirem com bons resultados e, sobretudo, ofertando a melhor experiência para seus clientes.

Para avaliar esse período e seu reflexos no mercado corporativo, a Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais da Oi para o mercado corporativo, e a IDC Brasil, multinacional de pesquisa e consultoria, realizaram no dia 28/03, uma coletiva online para apresentação dos resultados da segunda edição do INEXTI, Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação.

O indicador avalia a jornada de 200 decisores de compras de soluções em TI, de empresas brasileiras (acima de 250 funcionários) de diversos segmentos e regiões, trazendo um recorte sobre o nível de excelência e maturidade em tecnologia e inovação dessas empresas.

O evento contou com a participação do Head da Oi Soluções e VP da Oi, Marcelo Leite, e dos executivos da IDC Brasil, Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações para América Latina, e Luciano Ramos, Country Manager Brasil.

Para Marcelo Leite, da Oi, o INEXTI “e uma ferramenta de apoio as empresas. Ele atualiza as empresas em quais caminhos elas devem avançar diante das transformações digitais recorrentes”. Luciano Ramos, complementa: “Em sua segunda edição, o INEXT corrobora o quão importante tem sido o papel da tecnologia e das áreas de TI dentro das empresas e para os negócios, e como essa conscientização tem avançado a cada ano”.

Transformação Digital e os principais destaques do INEXTI

Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações para América Latina da IDC Brasil, foi quem conduziu a apresentação dos principais resultados do INEXTI deste ano. Confira!

Segurança

Sobre segurança, o atual cenário das empresas pesquisadas em relação a sua adoção em TI, revelou um pequeno avanço sobre sua importância dentro das empresas.

Embora o papel do executivo de Segurança da Informação esteja conquistando maior destaque nas organizações, muitas ainda concentram a responsabilidade pela segurança do ambiente aos diretores e gerentes de TI.

A percepção de maturidade é bem maior do que efetivamente um grande salto em adoção de soluções. Veja o gráfico comparativo.

fonte: IDC

Neste ponto sobre Segurança, a pesquisa destaca que grande parte hoje das empresas, 43%, já fazem a gestão e operação com time próprio; 38% combinam essa aplicação; 15% fazem a gestão com time próprio e a operação com terceirizado e apenas 4% terceirizam.

Vale mencionar que a maioria das empresas revela a necessidade de uma atividade consultiva para a evolução e conformidades em LGPD: 56% já contrataram e 62% pretendem contratar uma consultoria em LGPD.

Adoção de Cloud e Modernização da Infraestrutura

Neste ponto o INEXTI explorou temas sobre a modernização da infraestrutura, perspectivas de adoção de novas tecnologias, monitoração de serviços e jornada para Cloud nas empresas pesquisadas.

O destaque ficou com o ganho de utilização da nuvem nos últimos anos, embora grande parte das empresas ainda rodam suas aplicações mais críticas em ambientes tradicionais.

Numa avaliação de zero a 100, o INEXTI aponta que 58,1  das empresas pesquisadas fazem adoção de cloud e modernização da sua infraestrutura em TI (frente a 54,1 em 2021).

Vale mencionar que o Cloud tem ganhado espaço em workloads críticos para o negócio. E a visão de continuidade dessa adoção para os próximos anos fica evidente, segundo o estudo: 41% das empresas pesquisadas já estão rodando operações críticas em Cloud; 20% estão sendo modernizadas para Cloud e 18% tem planos para isso.

Modelos de Infraestrutura de TI mais utilizados atualmente

O INEXTI revelou que entre as empresas pesquisadas o modelo de infraestrutura para Data Centers hoje está divido em: 85% com Data Center próprio e Data Center On Premise (data centers privados que as empresas possuem internamente) / 39% Data Centers contratado no modelo de Hosting / 12% de Data Center contratado no modelo de Colocation.

Ainda sobre Cloud, 45% no modelo Pública (IaaS ou PaaS) / 46% no modelo Privada On Premisses (IaaS ou PaaS) e 34% no modelo de Nuvem privada hospedada no provedor (IaaS ou PaaS).

Nível de integração e investimentos

Sobre o nível de integração dessas empresas para TI, mesmo com avanços no último ano, o INEXTI aponta que há muito espaço para crescimento, inclusive para investimentos em ampliação de recursos de segurança e habilitação ao trabalho remoto. Veja o gráfico:

O futuro dos Serviços de TI aplicados aos negócios

Por fim, o INEXTI avaliou como as empresas trabalham a gestão do ambiente de TI e aspectos da governança e como o uso de novas tecnologias se relacionam com o negócio e a transformação digital das empresas no futuro.

A pesquisa aponta que há um clara tendência de ampliação de custeio dos serviços de TI pelas áreas de negócio. O desafio e exercer a modalidade de prestação de serviços  para dentro da organização.

Bem como o entendimento de todas as áreas de decisão das empresas de que a futura geração de consumidores exigirá uma digitalização maior das empresas, a aplicação e uso de Inteligência Artificial e como isso tudo se torna preponderante para a longevidade dos negócios – que precisam acompanhar a transformação digital recorrente.

Sobre setores mais impactados no futuro, e que seguirão determinando avanços em TI como uma área fundamental em negócios, Luciano Saboia aponta que Financeiro e Varejo, cada um a sua maneira, impulsionarão esse crescimento, e que o setor de Manufatura também poderá intensificar os avanços tecnológicos para empoderar seu negócio nos próximos anos.

Em análise final, Saboia destaca a preocupação que todas as empresas deveriam ter sobre a segurança da informação, que, segundo o especialista deve ser compreendida por todos os níveis das empresas. “Muitos ainda não acreditam serem possíveis alvos de um ataque ou de fraude, por exemplo. E isso é um problema. Por outro lado, as demais áreas de TI avaliadas no estudo demonstram um bom relacionamento com os decisores e estão conquistando maior apoio a cada dia dentro das companhias”, conclui Saboia.

Vale lembrar que qualquer empresa pode acessar o site do INEXT e realizar a aplicação do questionário e receber gratuitamente os resultados do IDC sobre sua adoção tecnológica.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]