As empresas tecnológicas continuam a liderar o ranking das marcas mais valiosas do mundo feito pela Interbrand. O levantamento leva em conta habilidades, como a de influenciar na compra do consumidor, e de criar lealdade do cliente, bem como valor da empresa e desempenho financeiro.
Apple, Google, Amazon e Microsoft lideram as quatro primeiras posições, respectivamente, e pelo segundo ano consecutivo, todas tiveram variação positiva de valor de mercado. O quinto lugar é ocupado pela Coca-Cola, que na contramão das tecnológicas, perdeu 4% do seu valor.
Nas novidades do Top 10 está a saída do Facebook que já vinha em decréscimo, mas que ainda ocupava o 9º lugar ano passado. A empresa desceu para a 14ª posição e perdeu 12% do seu montante.
Daniel Binns, CEO da Interbrand, disse para a CNBC que um dos principais motivos da saída da empresa de Mark Zuckerberg se deve aos diversos escândalos de quebra de privacidade que minaram a confiança do público na rede social.
Um acréscimo de 11% no valor agregado da Disney fez a marca entrar no ranking das 10 mais e ocupar a ausência do Facebook.
Entre os acontecimentos inusitados da 20ª edição do ranking das Marcas Globais mais Valiosas está a entrada do Uber e do LinkedIn pela primeira na lista dos 100 nomes mais poderosos.
Em questão de desempenho, o destaque é da Mastercard que saltou da 70ª para 62ª posição, sendo a marca que mais cresceu de um ano para o outro. Hoje a empresa acumula um valor de US$ de 9.430 bilhões. Na ponta oposta está a GE. Em 2018 a empresa já tinha perdido 26 pontos percentuais e perdeu mais 22 esse ano, caindo do 16º para o 19º lugar na lista.
O portfólio das 100 marcas mais valiosas de 2019 vale US$ 2.130.929 trilhões, o que representa 5,7% a mais que o valor do ano passado de US$ 2.015.312 trilhões.
Confira o desempenho e o valor de mercado as 20 primeiras colocadas do ranking:
1) Apple (US$ 234.24 bilhões) ?9%
2) Google (US$ 167.71 bilhões) ?8%
3) Amazon (US$ 125.26 bilhões) ?24%
4) Microsoft (US$ 108.84 bilhões) ?17%
5) Coca-Cola (US$ 63.36 bilhões) ?-4%
6) Samsung (US$ 61.09 bilhões) ?2%
7) Toyota (US$ 56.24 bilhões) ?5%
8) Mercedes-Benz (US$ 50.83 bilhões) ?5%
9) McDonald’s (US$ 45.36 bilhões) ?4%
10) Disney (US$ 44.35 bilhões) ?11%
11) BMW (US$ 41.44 bilhões) ?1%
12) IBM (US$ 40.38 bilhões) ?-6%
13) Intel (US$ 40.19 bilhões) ?-7%
14) Facebook (US$ 39.85 bilhões) ?-12%
15) Cisco Business (US$ 35.55 bilhões) ?3%
16) Nike (US$ 32.37 bilhões) ?7%
17) Louis Vuitton (US$ 32.22 bilhões) ?14
18) Oracle (US$ 26.28 bilhões) ?1%
19) GE (US$ 25.56 bilhões) ?-22%
20) SAP (US$ 25.09 bilhões) ?1%
+ VALOR DE MERCADO
Apple atinge US$ 1 trilhão em valor de mercado
Em crise de reputação, Facebook perde US$ 120 bi em valor de mercado
O valor da análise de mercado sob a ótica do consumidor e do cliente
Segue a CONSUMIDOR MODERNO no Instagram?
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Consumidor Moderno (@consumidormoderno) em