Apesar de todo o apelo e culto a uma infinidade de produtos vintage entre o público jovem, os produtos eletrônicos para esses consumidores se resumem a marcas mais atuais e internacionais como Apple, Samsung, Xiaomi, Playstation entre outras. Para marcas tradicionais de eletrônicos existe não apenas o desafio de inovação tecnológica para conquistar uma nova geração de consumidores, mas de como criar uma conexão com real com esse público.
Entretanto, hoje toda marca que preza pela satisfação do cliente tem a venda integrada como pilar essencial para fidelização do público – seja ele qual for. Após seu retorno ao mercado em 2017, a Polyvox, empresa 100% nacional especializada em áudios de qualidade, desenvolveu uma estratégia focada no e-commerce para conquistar novos públicos, incluindo novas faixas etárias que não possuíam memória afetiva da marca.
A Polyvox foi fundada em 1967 e foi na década de 80 que suas inovações e lançamentos em devices de som, como toca-discos, conquistaram o público pela qualidade de seus equipamentos. Agora, com o novo line-up em 2023, a marca desperta o interesse do público jovem antenado na experiência que seus dispositivos de áudio promovem.
Nesse processo, o principal canal de comunicação que possibilitou não só o contato com novos consumidores, mas sua presença em todo o território nacional, foi o online. Segundo a companhia, a estratégia de vendas se estruturou em torno de formatos complementares de distribuição, com catálogos diferentes nas lojas e no e-commerce da marca, inclusive em regiões onde os produtos Polyvox podem não estar disponíveis em pontos físicos.
Entre os itens de maior adesão no e-commerce da marca hoje em dia estão as caixas de som que representam (75%), a linha de acessórios (25%). Millenials e Geração Z são quem mais opta pela compra online, entre 25 e 45 anos, segundo dados internos da Polyvox.
O segredo é ouvir o cliente
Foi no canal online que a marca enxergou uma oportunidade única de se aproximar dos clientes. Como estratégia a Polyvox investiu na diversidade de canais para estabelecer contato direto com o público, como as redes sociais, o canal no Youtube, uma área dedicada a perguntas no site oficial e um canal de atendimento direto via WhatsApp.
“Esse contato próximo com os consumidores possibilita à Polyvox compreender suas necessidades e expectativas”, afirma Marina Leduc, diretora de estratégia e operação de e-commerce da Polyvox.
Nessa nova trajetória, a marca teve como principal desafio a delicada situação de reviver o interesse do público fiel que já tinha uma relação afetiva desde os anos 80, mas também despertar o conhecimento do público jovem que está em busca de tecnologias que consigam competir com marcas de áudio internacionais — tanto no aspecto de qualidade quanto se destacando pelo preço acessível.
Um exemplo de sucesso dos últimos meses foi o relançamento do Toca Disco Belt Drive, em julho. Trazendo uma experiência de áudio imersiva de alta fidelidade com tecnologia Bluetooth via streaming, sua chegada confirmou que desenvolver produtos conforme as demandas do mercado é o que fortalece a relação próxima e de multicanais em que a empresa investe diariamente. Ou seja, para o consumidor, saber que está sendo ouvido por uma marca gera fidelização.
“Esse lançamento foi concebido a partir das solicitações dos próprios clientes, inclusive por aqueles que consideram o produto um item colecionável. Isso acaba reforçando o compromisso em oferecer soluções alinhadas com as preferências do público”, relembra Leduc.
A Polyvox oferta agora uma linha exclusiva de acessórios somente nas lojas online, como microfones, fones de ouvido e tripés, gerando um relacionamento com os clientes para além das lojas físicas e aproveitando o ambiente digital para oferecer acessórios que complementam a experiência sonora. As potentes caixas de som via bluetooth e torres com comando via aplicativo também são outros produtos de destaque no e-commerce da marca em total sinergia com a geração Z.
Além disso, o e-commerce conta com um time de especialistas pronto para atender e tirar toas as dúvidas dos clientes e o programa Gift Back, que dá 10% de bônus na próxima compra, é outro atrativo da marca para os jovens consumidores.
Muito se fala da experiência híbrida como ponto de inovação em Customer Experience. Partindo desse princípio, a Polyvox buscou nessa estratégia não só recriar uma nova experiência de compra ouvindo seus clientes em suas redes sociais, e-commerce e pontos físicos, ela soube recriar sua própria marca, gerando o interesse de novos públicos e reforçando sua trajetória de sucesso.
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