Desde que o McDonald’s anunciou, há uma semana, que passava a ser o dono oficial do milkshake de Ovomaltine, tradicional produto da concorrente Bob’s, a comoção foi enorme. Não só consumidores fizeram do assunto um dos mais comentados em redes sociais como Twitter. As concorrentes também aproveitaram a visibilidade para tirar sua casquinha.
O próprio Bob’s, é claro, não deixou barato. A rede brasileira tem respondido diariamente com anúncios e posts em suas redes sociais. Ela até criou uma expressão própria, o “MilkFake”, vem reforçando a crocância e tradição de seu velho produto e até fez um vídeo sobre a bebida.
Ela tem a seu favor o trunfo de que o milk-shake feito de Ovomaltine, uma parceria que mantinha desde 1959, continua no cardápio. Foi só o nome que mudou – agora se chama “Crocante” -, já que a exclusividade com o McDonald’s diz respeito ao uso da marca, mas não do produto. E só vale também para milk-shakes, razão pela qual é possível que você veja outras sobremesas por aí com o adesivo laranja da marca, caso do sunday oferecido nos restaurantes do KFC.
Nos últimos dias, a briga ficou ainda mais séria. O Bob’s promete que, entre hoje e amanhã, quem disser no balcão “eu não bebo milk fake” durante a compra de um trio leva um “Crocante” de graça.
Mas não foi só o Bob’s que se manifestou. Todas as redes que trabalham com a receita aproveitaram para entrar na briga, cutucar a concorrência e, de quebra, divulgar o seu produto.
Porque, sim, todas elas já vendiam e continuam vendendo o shake feito com os disputados flocos crocantes da Ovomaltine. Só não podiam, em lugar nenhum, citar o nome da marca, ou “aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado”, como brincou o Burger King em seu Facebook. Antes, era só o Bob’s que podia. Agora, só no McDonald’s.
Veja algumas dessas provocações: