Pesquisar
Close this search box.
/
/
Tiktok pode transformar usuários em compradores?

Tiktok pode transformar usuários em compradores?

Estudo mostra que TikTok tem influenciado hábitos de consumo de seus usuários; lives na plataforma convertem até 50% do público em compradores

Conheça o Mundo do CX

Só no Brasil, de acordo com a Opinion Box com dados do DataReportal, foram 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022. Um estudo da OnlineDasher, que reuniu dados do Statista, da Insider Intelligence, da Student Beans, da Adweek e do próprio TikTok, mostrou como a plataforma tem influenciado nos hábitos de consumo. Enquanto em 2022, 9,6% das pessoas que têm perfis na plataforma fizeram compras através dela, estima-se que em 2023 esse percentual chegue a 33,3%.

Dados mostram influência do TikTok em hábitos de consumo

Consultados, 49% dos usuários do TikTok afirmam que a rede social tem influência em suas decisões de compra. A expectativa é que o salto de compras feitas por pessoas que têm a rede social como base suba para 39,9% até 2026. Em 2020, esse percentual era de 5,7%. Isso aponta para um potencial de o TikTok se tornar também uma plataforma de compras. O cenário apresenta uma realidade em que a popularidade pode produzir efeitos nas estratégias das marcas.

Os dados mostram ainda o potencial de conversão que a plataforma tem após as exposições de produtos, sejam apresentados por influenciadores ou empresas. Prova disso é que 55% das pessoas que estão no TikTok finalizam uma compra após a exibição de uma marca. Além disso, existem aqueles que vão à plataforma buscar inspiração para compras, e esses são 58,2%.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Diante do dado que grande parte dos usuários busca inspiração de compras dentro da rede social, outra informação aponta para a importância de apresentar produtos e serviços no feed. O levantamento da OnlineDasher relata que 39,1% das pessoas ouvidas pelos estudos confirmaram buscar ativamente oportunidades de compras no feed.

Outras informações do estudo mostram a importância de as marcas fornecerem informações mais detalhadas sobre seus produtos no TikTok, como vídeos que detalham como o item pode ajudar no dia a dia. Isso vem de encontro com os dados de que 48% do público dos estudos usa a rede social para buscar referência para suas compras.

Conheça o Mundo do CX

Influenciadores também contribuem com a construção de hábitos de consumo no TikTok. Os dados do estudo sugerem que fazer parcerias com influenciadores pode ser proveitoso para marcas. Essas pessoas são uma parcela significativa de usuários da rede social. Além disso, 45% das compras de usuários de TikTok acontecem por incentivo de perfis que têm relevância na plataforma, que também é responsável por 30% a 40% do aumento de 80% nas vendas off-line de seus esforços de marketing digital para algumas marcas.

TikTok Live transforma até 50% dos usuários em compradores

Os dados do TikTok mostram que 50% dos usuários compraram algo após assistirem aos vídeos ao vivo. A plataforma pontua também que os usuários estão mais propensos a ter todos os tipos de envolvimento, como: 1,6 vezes mais probabilidade de assistir a marcas ao vivo para descobri-las; 1,7 vezes mais chances de assistir o ao vivo da marca para comprar produtos; e duas vezes mais possibilidades de dizer que o Live é mais confiável para usar ao fazer compras.

Vale lembrar que o estudo da OnlineDasher sobre as estatísticas e tendências de compras no TikTok apontou que os gastos de consumidores em todo o mundo através da ferramenta ultrapassaram US$ 2,5 bilhões. Agora, a plataforma busca gerar até US$ 20 bilhões em vendas de mercadorias por meio da TikTok Shop em 2023. O número ultrapassa a quantidade de US$ 4,4 bilhões arrecadada em 2022.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]