Criado para ser uma rede social de publicação de vídeos, o TikTok mostrou ter influenciado seus usuários a se tornarem compradores das marcas que fazem divulgação através da plataforma. O aplicativo tem apresentado um potencial para além de sua função inicial. Ele se consolidou entre influenciadores e empresas, e já ultrapassou a marca de um bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo.
Só no Brasil, de acordo com a Opinion Box com dados do DataReportal, foram 74,1 milhões de usuários ativos em janeiro de 2022. Um estudo da OnlineDasher, que reuniu dados do Statista, da Insider Intelligence, da Student Beans, da Adweek e do próprio TikTok, mostrou como a plataforma tem influenciado nos hábitos de consumo. Enquanto em 2022, 9,6% das pessoas que têm perfis na plataforma fizeram compras através dela, estima-se que em 2023 esse percentual chegue a 33,3%.
Dados mostram influência do TikTok em hábitos de consumo
Consultados, 49% dos usuários do TikTok afirmam que a rede social tem influência em suas decisões de compra. A expectativa é que o salto de compras feitas por pessoas que têm a rede social como base suba para 39,9% até 2026. Em 2020, esse percentual era de 5,7%. Isso aponta para um potencial de o TikTok se tornar também uma plataforma de compras. O cenário apresenta uma realidade em que a popularidade pode produzir efeitos nas estratégias das marcas.
Os dados mostram ainda o potencial de conversão que a plataforma tem após as exposições de produtos, sejam apresentados por influenciadores ou empresas. Prova disso é que 55% das pessoas que estão no TikTok finalizam uma compra após a exibição de uma marca. Além disso, existem aqueles que vão à plataforma buscar inspiração para compras, e esses são 58,2%.
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Diante do dado que grande parte dos usuários busca inspiração de compras dentro da rede social, outra informação aponta para a importância de apresentar produtos e serviços no feed. O levantamento da OnlineDasher relata que 39,1% das pessoas ouvidas pelos estudos confirmaram buscar ativamente oportunidades de compras no feed.
Outras informações do estudo mostram a importância de as marcas fornecerem informações mais detalhadas sobre seus produtos no TikTok, como vídeos que detalham como o item pode ajudar no dia a dia. Isso vem de encontro com os dados de que 48% do público dos estudos usa a rede social para buscar referência para suas compras.
Influenciadores também contribuem com a construção de hábitos de consumo no TikTok. Os dados do estudo sugerem que fazer parcerias com influenciadores pode ser proveitoso para marcas. Essas pessoas são uma parcela significativa de usuários da rede social. Além disso, 45% das compras de usuários de TikTok acontecem por incentivo de perfis que têm relevância na plataforma, que também é responsável por 30% a 40% do aumento de 80% nas vendas off-line de seus esforços de marketing digital para algumas marcas.
Os proprietários de pequenas empresas têm notado essa possibilidade de alcance e aumento de visibilidade. 78% dos que fazem parte desse público afirmaram que os anúncios do TikTok tiveram influência nos hábitos de consumo dos clientes, o que resultou em um ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre o Investimento) positivo. O mesmo percentual representa a quantidade de pequenos comerciantes que afirmam que os anúncios do TikTok geram lucros.
TikTok Live transforma até 50% dos usuários em compradores
Criado para promover a interação entre usuários e criadores de conteúdo em tempo real, o TikTok Live se mostrou também uma ferramenta de venda. Além de possibilitar o envio e recebimento de presentes, o recurso é eficaz para impulsionar compras imediatas. O modelo de conteúdo interativo se mostrou eficaz e a própria plataforma o divulgou como útil para vendas.
Os dados do TikTok mostram que 50% dos usuários compraram algo após assistirem aos vídeos ao vivo. A plataforma pontua também que os usuários estão mais propensos a ter todos os tipos de envolvimento, como: 1,6 vezes mais probabilidade de assistir a marcas ao vivo para descobri-las; 1,7 vezes mais chances de assistir o ao vivo da marca para comprar produtos; e duas vezes mais possibilidades de dizer que o Live é mais confiável para usar ao fazer compras.
Vale lembrar que o estudo da OnlineDasher sobre as estatísticas e tendências de compras no TikTok apontou que os gastos de consumidores em todo o mundo através da ferramenta ultrapassaram US$ 2,5 bilhões. Agora, a plataforma busca gerar até US$ 20 bilhões em vendas de mercadorias por meio da TikTok Shop em 2023. O número ultrapassa a quantidade de US$ 4,4 bilhões arrecadada em 2022.